PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,34–11,1)(17/7/23)
1. Caríssimos ao longo de nossa história já está mais que comprovado, todos os que cultivaram o mal em seus corações e em suas ações terminaram os seus dias afundados nas próprias armadilhas que armaram contra os outros.
2. De fato, um coração que não cultiva as virtudes eternas do amor, da bondade, da justiça e da verdade, é um coração vazio, sem paz, perturbado, por isso, se torna incapaz de fazer o bem que vem de Deus. Pois, não basta ter o livre árbitro, isto é, o poder de decidir se as decisões tomadas forem contrárias à vontade de Deus que é amor e misericórdia.
.
3. Ora, onde existe mentira, calúnia e injustiça, existe também opressão e toda espécie de falcatruas e crimes. A verdadeira justiça se fundamenta na verdade que a faz transparente, por isso, todos aqueles que se apoiam na lama fétida da mentira para emitir seus juízos terminam mergulhados no mar sem fundo da incoerência, da injustiça e da arrogância que os corrói, tirando-lhes o senso da verdade que os podia salvar.
.
4. É bem como vimos na primeira leitura de hoje, e também largamente em nossos dias, em que o Faraó usa do seu poder político para oprimir e massacrar o povo de Deus sem levar em conta o bem que podia ter feito para que todos tivessem vida e a tivesse em abundância.
.
5. Por isso, não esperem nada de bom daqueles que usurpam o poder por meios pecaminosos, porque do pecado não vem nada de bom; o fato é que a ganância pelo poder temporal é um mal que corroe a sensatez humana gerando ódio e todo tipo de maldade contra aqueles que realmente querem fazer o bem conforme a vontade de Deus.
.
6. No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que o amor humano tem sua origem no amor divino e que toda afeição que não nasce do "amor a Deus sobre todas as coisas", é apego inútil e fonte de frustrações.
.
7. De fato, não existe amor verdadeiro fora da Fonte inesgotável do amor de Deus, visto que, "Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele." Pois, como nos ensinou são Paulo: "Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições." (1Tm 6,10).
.
8. Portanto, caríssimos, o amor não é apenas um nobre sentimento, mas, a própria essência da vida. Decerto, quem ama assim não perde tempo com os discursos de ódio e a maldade presente nas ações daqueles que odeiam; pelo contrario, continua amando e cultivando a misericórdia de Deus como meio de exorcizar a maldade presente neste mundo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.