PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,18-26)(10/7/23)

 

Caríssimos, esta liturgia de hoje nos mostra com que facilidade o Senhor Jesus se deixa encontrar, por exemplo, ao se deixa tocar pela fé de um mulher enferma e a cura instantaneamente; ao escutar a oração confiante do chefe da Sinagoga e ressuscita a sua filha tornando os que estavam ali presentes admirados e confiantes. 

 

Por outro lado, vimos também como expulsou aqueles que debocharam e fizeram pouco caso Dele frente ao milagre da ressurreição que estava prestes a fazer. Ou seja, que nunca nos falte fé, reverência, respeito e adoração ao Senhor da nossa vida presente na Santa Eucaristia sempre que o contemplamos no sacrário ou exposto sobre o altar.

 

De fato, para nos aproximar do Senhor e receber suas graças precisamos acreditar, pois, a fé libera o poder de Deus não como nós achamos, mas sim, como é próprio Dele agir sempre para a nossa salvação por meio da confiança que Nele depositamos. É como se disséssemos: Senhor tu podes tudo, faz conforme o teu agrado, a tua vontade. Bem como Ele disse à hemorraísa: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. (Mt 9,22). 

 

Eis o que escreveu são Francisco de Assis sobre a facilidade que temos de encontrar o Senhor Jesus no Sacramento da Eucaristia, de tocar Nele e o receber: "Escutai, meus irmãos: se a bem-aventurada Virgem Maria é digna de louvor -- e o é com justiça -- porque trouxe a Cristo em seu seio bendito; se o bem-aventurado João Batista estremeceu por não ousar tocar a sagrada cabeça do seu Deus.

 

Se o túmulo em que o corpo de Cristo foi encerrado durante algum tempo está rodeado de veneração, quão santo, justo e digno há de ser aquele que toca a Cristo com as mãos, O recebe na boca e no coração, e O dá aos outros em alimento, este Cristo que deixou de ser mortal e é agora eternamente vencedor e glorioso, que é Aquele que os anjos desejam contemplar.

.

Que todo o homem tema, que o mundo inteiro trema, que o Céu exulte quando Cristo, o Filho de Deus vivo, Se encontra sobre o altar, entre as mãos do sacerdote. Que grandeza admirável, que bondade extraordinária! Que humildade sublime! O Senhor do Universo, Deus e Filho de Deus, humilha-Se pela nossa salvação, a ponto de Se ocultar numa pequena hóstia de pão. 

.

Vede, irmãos, a humildade de Deus; prestai-Lhe homenagem no vosso coração. Sede humildes, vós também, para serdes por Ele exaltados. Nada guardeis para vós, a fim de que Aquele que a vós Se entrega por inteiro vos receba por inteiro." (São Francisco de Assis - Carta a toda a ordem)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.