Rotulando as Pessoas

Rotulando as Pessoas

Muitas pessoas tem o péssimo hábito de apelidar o seu semelhante, colocando nomes desprezíveis e pejorativos que as rotulam por toda vida. Tal comportamento acontece pelo fato daqueles que gostam de apelidar, sentir-se melhores, superiores e inteligentes, aos olhos dos demais; quando na verdade é uma atitude abominável. Desde o princípio sempre houve esse distúrbio comportamental, a Palavra de Deus é explícita quando mostra um exemplo clássico do assunto em pauta.

Marcos 14:3

Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa de um homem conhecido como Simão o leproso, aproximou-se dela uma certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

(Almeida, 1970)

O que nos chama a atenção é a questão de chamar “Simão o leproso” . Tendo em vista, que ele não era mais enfermo; uma vez, que as pessoas leprosas naquele tempo eram banidas da cidade para um local específico onde se encontrava outras acometidas com a mesma doença. E por outro lado, se alguém estivesse nessa situação, não poderia oferecer nenhuma refeição para outras pessoas; pois, era impuro e certamente contaminava aos demais.

Quando se faz a menção da palavra “leproso”, é uma expressão desprezível, podendo ser classificado como um apelido de certa forma, pejorativo. Não podemos negar que existem muitos que são mestres em desprezar o seu semelhante colocando apelidos, deboches e humilhações para desfazer dos demais, de forma que é um comportamento de conotação maligna.

Em relação à Bíblia Sagrada, Deus outorgou ao homem autoridade para dar nome a todos os animais; por outro lado, o diabo, que é imitador, inspirou os pecadores a colocar apelido nas outras pessoas.

Vejamos o imperativo de Deus:

Gênesis 2:20

E, desse modo, o homem nomeou os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todas as feras. Entretanto, não se encontrou para o ser humano alguém que como ele cooperasse e a correspondesse intimamente.

(Almeida, 1970)

O Diabo como imitador e inspirador das maldades.

Apocalipse 10:20

O diabo que enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já havia lançado a besta e o falso profeta, eles serão atormentados para todo sempre.

(Almeida, 1970)

A psicologia expõe claramente que as pessoas portadoras de algum distúrbio comportamental, tem a inclinação de chatear, apelidar e desfazer do seu semelhante, para que dessas formas, sintam-se melhores consigo mesmas. Todavia, os que sentem comunhão com Deus, o coração vive em harmonia.

Embora muitos por falta de conhecimento Bíblico, não queiram aceitar; mas, existe um mundo espiritual, paralelo a nossa esfera material; e quando não há o temor às coisas de Deus, a inclinação fica voltada a tornar-se filhos do diabo, enredando uma sequência de atitudes nocivas para os que estão dentro do seu limite.

João 8:44

Vocês pertencem ao Pai de vocês, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o começo e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

(Almeida, 1970)

Notoriamente, ao rotular o semelhante com algum apelido que não condiz com a verdade, pratica-se uma mentira, evento que se cumpre pelo comprometimento com o pai da mentira (o diabo).

Por fim, temos a citação que o inimigo das nossas almas, veio para promover o caos na raça humana.

João 10:10

Disse Jesus: O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir, Eu vim para que tenhas vida e a tenha plenamente.

(Almeida, 1970)

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

VISITE O PORTAL

www.missaoamerica.com.br