Festa da visitação de nossa Senhora (Lc 1,39-56)(31/05/23)

.

 Caríssimos, neste dia festivo a Igreja celebra a visitação de nossa Senhora à sua prima Isabel, mãe de São João Batista; ora, essa festa é muito significativa para a nossa fé, isto porque com sua delicadeza e submissão amorosa, Maria nos ensina uma séries de atitudes que nos ajudam na santificação de nossas almas por meio do serviço que prestamos ao Reino de Deus.

.

A primeira delas é a disponibilidade, ou seja, ir ao encontro daqueles que o Senhor nos mostra como necessitados de nossa presença como Maria o fez com Isabel. A segunda diz respeito a evangelização, pois, Maria é a primeira missionária evangelizadora do Novo Testamento; e, como Mãe do Filho de Deus, o comunica com um esplêndido sorriso e saudação profética que levou Isabel e seu filho a exultar de alegria no Espírito Santo.

.

Com efeito, assim descreve São Lucas este momento: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. (Lc 1,41-45).

.

Decerto, a resposta da Mãe do Senhor a Isabel ecoa em toda criação hoje e por toda a eternidade, escutemos: "Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem." (Lc 1,46-56).

 

Comentando esse Evangelho, disse o Papa Francisco: "A fé está no centro de toda a história de Maria. O seu cântico ajuda-nos a compreender a misericórdia do Senhor como motor da história, tanto da história pessoal de cada um de nós como da humanidade inteira. Quando Deus toca o coração de um jovem, de uma jovem mulher, eles tornam-se capazes de atos verdadeiramente grandes. 

 

As "grandes coisas" que o Todo-Poderoso realizou na existência de Maria falam-nos também do nosso caminho na vida, que não é um vaguear sem sentido, mas uma peregrinação que, mesmo com todas as suas incertezas e sofrimentos, pode encontrar a sua plenitude em Deus (cf. Angelus de 15 de Agosto de 2015).

 

Quando o Senhor nos chama, não se detém naquilo que somos ou naquilo que fizemos. Pelo contrário, quando nos chama, Ele olha para tudo o que podemos fazer, para todo o amor que somos capazes de dar. Como a jovem Maria, podes fazer da tua vida um instrumento para melhorar o mundo. Jesus chama-te a deixar a tua marca na vida, uma marca que marcará a história, a tua história e a história de muitos." (cf. Discurso na Vigília, Cracóvia, 30 de Julho de 2016).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.