O Cirio

Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal quando a igreja neste momento está completamente as escuras. Após espetar os cravos as velas dos fiéis são acesas. Este círio ficará aceso nas igrejas por cinquenta dias após a Páscoa até o dia de Pentecostes. O círio pascal representa a luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo".

E a luz do Círio pascal nos acompanhou nestes cinqüenta dias e contribuiu não pouco a nos fazer recordar a grande realidade do Mistério pascal. E justamente, hoje no domingo dia de Pentecostes, ao fechar-se o Tempo da Páscoa, o Círio é apagado, este sinal nos é tirado, também porque, educados na escola pascal do mestre Ressuscitado e cheios do fogo dos dons do Espírito Santo, agora, devemos ser nós, “Luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, em meio aos irmãos, para guia-los no êxodo em direção ao céu, à “terra prometida” definitiva. Que saibamos preparar nosso espírito ao longo deste ano e para que no próximo ano de sábado da Vigília Pascal poder  acender novamente um novo Círio Pascal.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 28/05/2023
Reeditado em 28/05/2023
Código do texto: T7799672
Classificação de conteúdo: seguro