Homilia do 6° Dom. da Páscoa (Jo 14,15-21)(14/05/23)

.

Caríssimos, o zelo e o cuidado de Deus por nós é tão imenso que não se contentou somente em enviar-nos seu único Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, para nos salvar; mais ainda, por esse mesmo Filho, nos enviou o Espírito Santo Paráclito, para nos defender, inspirar, iluminar e nos conduzir pela via da perfeição que nos leva à vida eterna.

.

Com efeito, é bem como o Senhor nos ensinou nos Atos dos Apostolos, que depois de sua ascensão ao céu, Ele enviaria o Espírito Santo para permanecer conosco (cf. At 1,7-9), pois, de fato, não seria justo vivermos neste mundo sem a garantia da sua presença nos acompanhado e nos ensinando como vivermos perfeitamente em conformidade com a sua vontade os seus santos mandamentos.

.

Comentando sobre a vinda do Espírito Santo, disse são João Maria Vianey: "Ao enviar-nos o Espírito Santo, Deus fez como um grande rei que encarregou um ministro de orientar um dos seus súditos, dizendo-lhe: "Vai acompanha este senhor por toda a parte e trazei-o de volta são e salvo". Que belo é ser acompanhado pelo Espírito Santo! Ele é um bom condutor.

.

O Espírito Santo conduz-nos como uma mãe leva o filho de dois anos pela mão; ou como uma pessoa que vê, conduz um cego. Todas as manhãs devemos dizer: "Meu Deus, enviai-me o vosso Espírito Santo, que me fará conhecer quem eu sou e quem Vós sois". Uma alma que possui o Espírito Santo experimenta um delicado sabor na oração e nunca perde a santa presença de Deus."

 

Então, escutemos atentamente nosso Senhor Jesus Cristo: "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. É melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se Eu for, Eu vo-lo enviarei. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há de guiar-vos para a Verdade completa". (Jo 16, 7-13).

.

Desse modo, viver conduzidos pelo Espírito Santo, é o que nos mantém firmes e perseverantes na fé, para enfrentarmos as tribulações e intempéries que nos circundam neste mundo devido os pecados nele praticados. Felizes de nós se seguirmos em tudo as suas divinas inspirações que nos tornam verdadeiras testemunhas de Jesus ressuscitado. 

 

Portanto, caríssimos, "este dom único que está em Cristo é oferecido a todos em plenitude. Está presente em toda a parte e é dado a cada um de nós, tanto quanto O queiramos receber. O Espírito Santo permanecerá conosco até ao fim dos tempos. Ele é a nossa consolação na espera, é o penhor dos bens da esperança que há de vir, é a luz do nosso espírito e o esplendor da nossa alma." (Santo Hilário, bispo de Poitiers, doutor da Igreja).

 

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.