PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,18-21)(13/05/23) 

 

Caríssimos, a evangelização é obra do Espírito Santo; Paulo, Timóteo e Lucas, seguiram as orientações do Espírito do Senhor e realizaram a magnífica obra de evangelização que se atualiza para além dos nossos dias, trazendo salvação à todos que os ouvem, pois, por seus escritos continuam pregando a Palavra de Deus onde quer que ela for proclamada. 

 

Com efeito, eis o que escreveu são Paulo a Timóteo: "Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir." (2Tm 4,1-2). Pois, "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra." (2Tm 3,16-17).

 

À propósito da evangelização, o Senhor Jesus nos ensinou no Evangelho de hoje que ela comporta dois fundamentos essenciais: primeiro, nasce da necessidade dos homens conhecerem a verdade que os liberta do pecado e da morte eterna que o pecado gera; segundo, seus enviados passarão pelas mesmas tribulações que Ele passou, devido ao ódio do mundo, isto é, daqueles que não amam a Deus e por isso não aceitam a Sua Presença nem a Sua Palavra.

 

Em suma, como ouvimos no Evangelho de hoje: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. (Jo 15,18-21).

 

Com efeito, todo o tempo que temos é tempo de Deus em nossa vida; por isso, não percamos tempo com aquilo que não é a sua santa vontade. Evangelizar é viver constantemente sob a inspiração do Espírito Santo, anunciando com a própria vida as Palavras de Jesus, proclamando todas as graças que nos são dadas, como o fizeram São Paulo e sua equipe de evangelização. 

 

Com isso compreendemos que Evangelizar é comunicar a vida eterna que recebemos do Senhor, por palavras e por nosso testemunho, na certeza que somos amparados por Deus em meio às tribulações deste mundo, pois, de uma coisa fiquemos certos, jamais nos faltará as graças necessárias para cumprirmos a nossa missão.

 

Destarte, sigamos fielmente esta exortação da Carta aos Hebreus: "Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus.

 

Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado." (Hb 12, 1b-4).

 

Paz e Bem! 

 

Frei Fernando Maria OFMConv.