Recebe a minha adoração que é fruto de tua graça a mim Senhor.

Quando buscamos a resposta do Senhor, ele no-la concede.

 

“E, finalmente, fiquem firmes, unidos ao Senhor e ao seu imenso poder. Vistam toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir aos ataques do diabo. Nós não estamos lutando contra forças humanas, mas, sim, contra poderes sobrenaturais, contra os senhores das trevas, que dominam este mundo de escuridão, contra as forças espirituais do mal, que vivem nas alturas. Peguem todas as armas que Deus lhes dá, para que sejam capazes de se defenderem no dia em que o mal atacar e, depois de lutarem até o fim, possam ainda permanecer firmes! Então, levantem-se! Coloquem o cinto da verdade em volta da cintura, ponham o peitoral da justiça e da razão Acima de tudo, peguem o escudo da fé em Deus, com o qual vocês serão capazes de se proteger de todas as flechas incendiárias do diabo.

 

Coloquem o capacete da salvação e levem a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito Santo. Fiquem alerta e continuem orando por todo o povo de Deus. Também orem por mim, para que eu receba as palavras certas a serem ditas e seja capaz de falar com coragem as verdades escondidas do evangelho” (Ef 6‬:‭10‬-‭14‬,16‬-‭19‬).

 

A saída que Deus nos dá é a revelação da sua vontade que provém dos pensamentos de Deus e não dos nossos pensamentos, e não daquilo que entendemos, pois pensamos que Deus está falando uma coisa quando na verdade ele está falando outra.

 

A palavra de Deus é a verdade; a nossa interpretação é que é segundo o nosso entendimento baseado na nossa vontade. Por isso que muitas vezes lemos a palavra de Deus e pensamos que Deus está falando para fazermos algo que na verdade não devemos fazer, e é isso que se chama tentação contra a qual devemos estar firmes para não cairmos em ciladas do inimigo.

 

Mas no momento certo Deus nos livra da tentação e nos dá o escape perfeito para sairmos dela e esse escape é a sua própria palavra em que ele nos revela a verdade quando realmente queremos ouvir a verdade de Deus e não ficarmos nos baseando na nossa própria vontade para que as coisas aconteçam do jeito que queremos quando, na verdade, não é isso que Deus está falando.

 

Devemos ler a Bíblia com o entendimento de que Deus nos dará luz e sabedoria para agirmos prudentemente em todos os nossos caminhos em todas as nossas ações. Por exemplo, quando lemos o versículo em que Deus fala para subirmos a Jerusalém (Zc 14:17) caso contrário não vamos receber as bênçãos do Senhor, poderíamos pensar que ir a Jerusalém é fazer uma viagem para Israel, e se não o fizermos, não receberemos as bênçãos de Deus.

 

Mas não é isso exatamente o que Deus está falando neste versículo. O que Deus está falando é que ir a Jerusalém — trazendo a palavra de Deus para o nosso contexto ou parafraseando a palavra de Deus para a entendermos segundo a nossa atual situação — é uma metáfora para adorar o Senhor mediante a fé; eu posso ir a Jerusalém estando aqui na minha casa, fazendo a minha oração e adoração ao Senhor; isso é ir a Jerusalém, não literalmente, mas figurativamente, uma forma de saber que está com Deus, está junto com ele; ir a Jerusalém é um símbolo da presença de Deus a quem devemos adorar e em quem devemos ter fé.

 

Esta é uma interpretação correta da palavra de Deus neste versículo, porém, alguém que esteja querendo viajar para Israel pode pensar que esta é uma resposta de Deus para que ele vá a Jerusalém. Então, ele diz: “Ai, eu tenho de ir (literalmente) a Jerusalém porque é isso que Deus está falando. Porém, esta é uma interpretação dele e não do que realmente Deus está falando; é uma interpretação dele segundo os seus pensamentos, segundo o seu desejo, segundo a vontade do seu coração, mas não é isso que Deus está falando. Por isso que Deus fala que os pensamentos dele não são os nossos pensamentos (Is 55:8).

 

Outro exemplo de versículo está em Filemom:

Ponha isso na minha conta. Aqui, com a minha própria mão escrevo isto: Eu pagarei tudo. Peço também que prepare um quarto (uma pousada, uma hospedagem, um quarto de hóspedes) para mim, pois espero, confio que Deus responda às orações de todos vocês e me deixe ir outra vez até aí; que Deus me deixe ir vê-los novamente. (Fm‬ ‭1‬:‭18‬-‭19‬a,22‬)

 

Uma pessoa que está pensando em algum projeto como fazer uma viagem, abrir um negócio etc., ao ler esses versículos pode pensar que mesmo não tendo dinheiro Deus está falando para ele colocar isso na conta de Deus, porque Deus vai pagar essa conta pra ele, vai pagar tudo pra ele, e, mesmo sem dinheiro, baseado nesse versículo, ele vai dar início ao seu projeto, quando, na verdade, não é isso que Deus está falando. Deus nos ajuda sim, mas devemos ser prudentes nas nossas ações. Mas se Deus está falando para fazermos mesmo sem ter dinheiro isso é uma questão de fé e a fé agrada a Deus. Porém, o inimigo se aproveita das nossas fraquezas e necessidades sabendo que isso é tudo o que queremos ouvir de Deus: que, não tendo dinheiro, podemos investir no que quer que seja mesmo que seja uma quantia alta porque Deus vai pagar a nossa conta.

 

Então, quando abrimos a Bíblia e nos deparamos com esse versículo, pensamos que Deus está falando para nós fazermos alguma coisa, algum projeto sem dinheiro algum, como também está escrito na palavra de Deus: “Ide e comprai sem dinheiro” (Is 55:1), mas tudo isso também tem um sentido figurado da palavra de Deus que é o exercício da fé de saber que mesmo não tendo alguma coisa que gostaríamos de ter, Deus providencia o que nós precisamos; esse é o sentido metafórico, figurativo do versículo de que, mesmo não tendo, o Senhor vai prover; é isso que o versículo quer dizer e Deus vai prover no tempo dele porque ele sente prazer em presentear os seus filhos.

 

Ele vai pagar a conta sim porque tudo que nós temos vem de Deus. Ele vai nos galardoar sim porque toda bênção que nós recebemos vem de Deus, mas isso não é para nós levarmos para um ponto específico, para uma situação pontual como “eu quero muito abrir um negócio; não tenho dinheiro e vou fazer, vou pegar um empréstimo, e vou fazer esse negócio e pronto”, pensando que a palavra de Deus está dizendo isso quando, na verdade, não é isso que Deus está falando; isso seria imprudência, pois não condiz com a palavra de Deus.

 

Então, o que entender desse assunto, dessa questão? Entender que a palavra de Deus é verdadeira, que a palavra de Deus se cumpre, que o que nós lemos é a verdade de Deus porque é a palavra de Deus, mas não é exatamente aquilo que estamos pensando, não do modo como nós estamos pensando, não necessariamente do jeito que estamos entendendo, porque o Senhor cumpre a sua palavra segundo a sua onisciência e a sua vontade para as nossas vidas, pois ele sabe o que é melhor para nós e quer nos poupar de problemas futuros.

 

Então, Deus pagar a nossa conta é certo, mas não do jeito que a gente pensa que vai ser, e sim do jeito de Deus. É aí que está o problema: precisamos pedir a Deus para nos esclarecer sempre acerca da sua palavra para estarmos firmes contra as ciladas do inimigo, para não cairmos em tentação, para que a nossa fé não seja motivo de descuido para nós, para que a nossa fé que é tão forte e tão compromissada com Deus, a ponto de queremos obedecer ao Senhor, não venha a ser motivo de tropeço para nós.

Muitas vezes somos levados pelos desejos do nosso coração, pelos entendimentos que surgem na nossa mente soprados pela boca do inimigo, e pensamos que é Deus que está falando, mas Deus está vendo tudo isso, e ele sabe a hora exata de nos dar o escape da tentação para nós vencermos a tentação, para nós podermos suportar a tentação, mediante o poder da sua palavra que nos esclarece a verdade e não nos deixa mais confundidos. O Senhor nos livra na hora certa através da sua palavra, da sua armadura para que possamos resistir no dia mau que é o dia da tentação, ou o período da tentação: Couraça, sandálias, escudo, capacete, espada; esta é a armadura de Deus com a qual devemos nos vestir todos os dias, pois elas trazem para nós respectivamente a justiça, a verdade, o evangelismo, a fé, a salvação, a palavra de Deus.  Assim poderemos apagar todos os dardos inflamados do maligno e ficarmos firmes no Senhor.

 

Interessante ou maravilhoso é que, em meio a esse turbilhão de entendimentos errôneos da palavra de Deus lida por nós, Deus providencia uma ação externa através da qual podemos perceber o escape de Deus: surge alguém falando de uma maneira muito melhor de conseguirmos concluir o nosso projeto, não da maneira que estávamos pensando, mas da maneira que podemos fazer abençoados por Deus. Eis que Deus coloca no nosso caminho em meio a esse turbilhão de confusão de entendimentos errôneos, uma pessoa que nos traz o escape através de uma proposta melhor porque condizente com a nossa condição, baseada na prudência, pela qual poderíamos alcançar o nosso objetivo sem nos prejudicarmos em nada.

 

E assim alcançamos a paz porque até então essa paz havia sido roubada de tanto que a tentação perturbava, perturbava, perturbava, para fazermos a coisa errada, para fazermos aquilo que não deveríamos fazer, para ficarmos insistindo em fazer aquilo que não deveríamos fazer, para ficarmos pensando que aquilo que é errado é o certo, quando, na verdade, é o errado, para fazermos a coisa errada em vez de fazermos a coisa certa, e fica aquela tentação, aquela tentação, aquela tentação, perturbando, perturbando, perturbando, “porque eu quero, porque eu quero, porque eu quero, porque eu quero, é isso que eu quero, eu quero desse jeito, tem de ser desse jeito, porque eu quero que seja assim, porque Deus está me falando que é para fazer assim”, mas não é Deus que está falando para fazer assim; Deus está falando para você fazer de outro jeito, Deus está lhe mostrando o caminho e você está indo por outro caminho, o seu caminho que não é o caminho de Deus porque Deus sabe que você vai se prejudicar, esse caminho vai prejudicá-lo muito e Deus quer livrá-lo disso, e coloca uma pessoa no seu caminho para lhe falar: “Olha, faça isto!”

 

O diabo já te enganou na primeira vez, na segunda vez; não tem terceira vez. Basta! Aqui é o escape de Deus, esse é o momento que Deus está lhe falando: “Acorda, desperta, você foi enganado pelos seus próprios pensamentos, pelo seu próprio entendimento errôneo, pela sua interpretação errônea da palavra de Deus; então, é hora de despertar. Deus está lhe dando o escape.

Deus coloca uma pessoa no teu caminho para você perceber isso e com as palavras que essa pessoa traz de acordo com aquilo que você deseja, exatamente aquilo que você deseja, mas de uma maneira que você pode fazer sem nenhum prejuízo para sua vida, sem nenhum prejuízo para suas finanças, sem nenhum prejuízo para os seus negócios, é esse conselho, essa direção que você tem de seguir, essa direção que você tem de tomar e fazer a coisa certa.

 

Porém, surge novamente o inimigo para tentar confundir a tua cabeça: “Gente, realmente Deus está falando mesmo para eu fazer isto, pois como pode essa pessoa aparecer justamente nessa hora que eu estou com esse planejamento e essa pessoa vir falar justamente de um planejamento semelhante?” Contudo, a pessoa fala sobre a diferença do modo de concretizá-lo, dentro das condições necessárias para fazê-lo, mas a pessoa está sob tão forte tentação que não percebe que é uma providência de Deus para livrá-lo de um embuste.

 

Mas quando Deus providencia o escape — após você perceber que algo está errado, que existe uma perturbação, que você começa a perceber que não está interpretando corretamente a palavra de Deus, que você pode estar interpretando a palavra de Deus de acordo estribado no teu próprio pensamento, no teu próprio desejo — você consegue entender que aquela pessoa foi providenciada por Deus com a ideia correta, com o planejamento correto, e, quando você entende isso, você tem de volta a sua paz, a perturbação o deixa, a tentação o deixa, e você consegue agora raciocinar com tranquilidade, livre daquela tentação, sabendo que Deus vai ajudá-lo, que você vai conseguir fazer o que você quer fazer mediante a prudência, mediante a sabedoria que Deus vai lhe dar, com os recursos que Deus vai abençoá-lo; é assim que ele vai pagar a sua conta porque ele está neste negócio, porque ele está nisto, porque Deus está em tudo, contanto que você esteja em Deus e queira realmente se livrar da tentação porque você já percebeu que é uma tentação.

 

Porque, como é que se percebe que algo é uma tentação? Quando fica aquela perturbação, entra dia, sai dia, entra noite, sai noite, você dorme e acorda pensando naquilo: “eu tenho que fazer, eu tenho que fazer, eu tenho que fazer”, quando você sabe que você não pode fazer, não tem condições para fazer; é uma tentação, uma perturbação, é um engano, é uma mentira, e quando você lê a palavra de Deus você está tão sob tentação que você interpreta tudo de acordo com o teu entendimento, com aquilo que o inimigo está soprando aos teus ouvidos, e aí você pensa que é Deus quem está falando, e aí você vai e mete as caras, e faz dar tudo errado, por quê? Porque você estava sob tentação, mas Deus o ama e lhe dá o escape e o livra, e lhe dá a paz e lhe dá a sabedoria para alcançar o seu objetivo da maneira correta e abençoada por Deus.

 

Deus revela tudo aos seus filhos que o buscam incessantemente para conhecer a verdade, e a sua verdade liberta. O inimigo tenta mesmo, tenta muito, a ponto de enganar os filhos de Deus, mas aquele que está buscando a Deus todo tempo: “Senhor, fala-me a verdade, é isso mesmo, Senhor, fala-me a verdade, é isso mesmo, Senhor, fala-me a verdade, é isso mesmo?” Esse realmente terá a resposta de Deus e será liberto das armadilhas do inimigo e a tentação caíra por terra e ele ficará firme e fortalecido no Senhor para não se prejudicar pelos seus próprios desejos e entendimentos errôneos da palavra de Deus.

 

“Vocês não passaram por qualquer tentação que fosse maior do que a de qualquer outra pessoa. Em Deus se pode confiar, pois ele não permitirá que passem por tentações maiores do que vocês podem suportar. E quando vocês forem tentados, ele irá lhes mostrar uma saída, para que vocês permaneçam fortes” (1 Co 10‬:‭13‬).

 

Porque eu interpreto a palavra de Deus com os meus pensamentos e não deve ser assim, pois Deus está falando uma coisa e eu entendo outra: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor” (Is 55:8).

 

Quando o crente está lendo a Bíblia, o inimigo tenta dissuadi-lo da verdade implícita na Bíblia e levá-lo ao engano. Porém, após toda a sua experiência com Deus em busca da revelação da verdade acerca dos textos bíblicos lidos que anteriormente foram mal interpretados devido à tentação e um breve apagamento do discernimento espiritual, após tudo isso, Deus lhe diz:

“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos” (Sl 32‬:‭8‬).

— “Eu estou com essa dúvida toda, com essa perturbação contínua, mas eu sei que o Senhor está comigo porque o Senhor me curou de um mal no meu corpo. Foi um milagre para eu saber que o Senhor está comigo, e na hora certa essa perturbação e essa tentação cairão por terra em nome de Jesus.”

 

Assim, em meio a tudo isso, Deus nos dá uma prova de que ele está conosco nos ajudando: um milagre, uma cura, para sabermos que verdadeiramente ele está cuidando de nós e vendo tudo o que está acontecendo e providenciando a nossa libertação e a nossa paz. Shalom. Fé!

 

E, para concluir, para não restar nenhuma dúvida sobre o poder de Deus, de qualquer forma, a palavra de Deus se cumpre em todos os sentidos, literal ou figurado; tudo depende da sua vontade que se aplica conforme a sua onisciência.  deus sabe o que é o melhor para cada um de nós. Graças a Deus.

Monica Campello
Enviado por Monica Campello em 04/05/2023
Código do texto: T7779988
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.