PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 13,16-20)(04/05/23)
Caríssimos, o ser humano é uma obra divina magnífica como também toda criação, essa é a grande verdade que somos; porém, mais do que isso, fomos criados "à imagem e semelhança de Deus", e esse é o grande mistério a ser desvendado por nós que o vivemos em meio à tudo o que os homens fazem, por meio dos seus pecados, tentando contradizer essa verdade.
São Paulo, na primeira leitura de hoje, disse que fomos escolhidos especialmente para transparecermos, por nosso modo de ser, a presença de Deus em meio à criação, de modo que, por Seu Filho, Jesus Cristo, Deus nos faz viver esse grande mistério que somos. Ou seja, conduzidos por sua Palavra de vida eterna darmos frutos de salvação por nossa obediência.
Com efeito, todo o tempo que temos, tudo o que somos e vivemos são meios para nos dedicarmos a nossa vocação de filhos e filhas de Deus, e revelar a unidade da família divina que formamos. Bem como o Senhor Jesus pediu ao Pai: "Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste." Jo 17,21).
No salmo de hoje, o salmista agradece ao Senhor pelo amor com que somos amados: "Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus." (Sl 88,2-3). Ou seja, o amor com que somos amados por Deus em seu Filho Jesus Cristo e com o qual nos amamos uns aos outros é o que nos faz sermos um.
Com efeito, no Evangelho de hoje, Jesus nos mostra que a fonte de nossa felicidade se encontra na obediência com que amamos Deus, praticando sua vontade presente em suas Palavras e exemplos. É profundamente fecundo esse modo de viver a fé, porque por ela experimentamos as coisas eternas mesmo estando ainda no tempo; por ela transparecemos a invisibilidade divina que se dá a conhecer por nosso modo de viver.
Portanto, caríssimos, a nossa grande alegria consiste em que somos instruídos pelo próprio Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo; de modo que, receber seus ensinamentos e praticá-los é viver em comunhão com Ele que nos dá a vida eterna. Então, escutemos atentamente esta sua exortação: “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes." (Jo 13,16-17).
Destarte, quando o nosso viver transparece o que o Senhor Jesus nos ensina, isso significa o nosso encontro pessoal com Ele do mesmo modo com que os Apóstolos o encontraram e todos os seus discípulos de todos os tempos. Supliquemos ao Senhor a graça de ter a sua Santa Palavra como nossa regra de vida, para vivermos em conformidade com a sua vontade a felicidade que nos espera na eternidade, no Reino dos Céus.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.