Homilia do 4°Dom da Páscoa (Jo 10,1-10)(30/04/23)

 

Amados irmãos e amadas irmãs, sejam bem-vindos à nossa meditação diária. E nesta homilia trataremos da obediência à voz do Bom Pastor como a chave que abre a porta do céu. 

Quem o escuta e o segue nunca se perde porque Ele é o próprio Caminho e nos conduz com total segurança às verdes pastagens do Paraíso. 

Meditemos com amor e atenção esta homilia de hoje.

 

Caríssimos, neste quarto domingo da Páscoa, também chamado domingo de Jesus, o Bom Pastor, o Evangelho nos propõe três palavras chaves: "a porta", "o caminho" e "a voz" com às quais seguimos fielmente o Senhor até as belas pastagens do Paraíso Celeste sem medo de errar o caminho.

 

Como Filho de Deus e enviado por Ele para nos salvar, Jesus é a única porta pela qual entramos no seu redil, isto é, na vida eterna. Ora, e por mais que apareçam outros líderes com suas doutrinas persuasivas e aparentes poderes, como disse o Senhor: "Todos eles são ladrões e assaltantes; O ladrão só vem para roubar, matar e destruir." (Jo 10,10a).

 

E, para compreendermos melhor os seus desígnios salvíficos, o Senhor acrescenta: "Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora." (Jo 10,2-3). Em outras palavras, não se entra na Glória de Deus por atalhos, porque não existe outro caminho fora de Jesus.

 

O Santo Padre, o Papa Francisco, comentando esse Evangelho, disse: "Para se evitar mal-entendidos é preciso, «Conhecer a voz de Jesus! Não penseis que estou falando de uma aparição, que Jesus virá e dirá: "Faz isto". Não, não!». E então alguém poderia perguntar: «Como posso, padre, conhecer a voz de Jesus? E também defender-me da voz daqueles que não são Jesus, que entram pela janela, que são bandidos, que destroem, que enganam?».

 

Mais uma vez a «receita» é «simples» e prevê três indicações. Encontrarás a voz de Jesus nas bem-aventuranças». Depois: "nas obras de misericórdia, que se encontra, no capítulo 25 de são Mateus». E por fim, ao nos ensinar a rezar o Pai nosso. Portanto, se alguém ensinar «um caminho contrário à essas indicações, é um que entrou pela janela: não é Jesus!».

 

Portanto, caríssimos, a chave que abre a porta do céu se chama obediência à voz do nosso Bom Pastor, Jesus de Nazaré, o Filho amado de Deus que obedeceu em tudo à vontade do Pai e está sentado a sua direita, mas ao mesmo tempo, permanece conosco presente realmente na Santa Eucaristia. Quem Dele se alimenta nunca mais terá fome ou sede, porque Ele é o Pão da vida eterna.

.

Destarte, rezemos humildemente a oração inicial da liturgia de hoje, pedindo a Deus, nosso Pai a proteção do Seu Filho, e nosso Bom Pastor: "Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém! Assim seja!

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.