PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,1-15)(21/04/18).
Caríssimos, o sentido da criação é a total realização do Reino de Deus, é por isso que existimos; ora, nada neste mundo faz sentido se não tiver como baluarte essa finalidade. Quem se põe na vida contrariando o fundamento da própria essência, ou seja, "ser santo como Deus é Santo" (cf. Mt 5,48), faz dessa oposição seu caminho de perdição eterna.
De fato, a finalidade de nossa presença no mundo está expressa na oração do Salmista: "Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo." (Sl 26,4).
Amados irmãos e irmãs, as leis naturais que nos regem apontam sempre para a Lei de Deus que lhes supera em tudo infinitamente; assim, vimos no Evangelho de hoje, Jesus multiplicar cinco pães e dois peixes para uma multidão de cerca de cinco mil homens sem contar mulheres e crianças. Ou seja, Deus supre todas as nossas necessidades mesmo se não temos consciência disso contanto que o busquemos.
Também nos chama a atenção para um detalhe significativo nesse episódio narrado por são João: "Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. (Jo 6,14). E queriam proclamar Jesus como rei de Israel.
Com efeito, quando se põe os interesses pessoais ou coletivos a cima da finalidade da vinda do Reino de Deus e de sua justiça, eles são a causa do afastamento do Senhor das situações que nos envolvem: "Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte." (Jo 6,15).
Portanto, caríssimos, temos que ter em conta que Deus nos conhece muito bem e nos responde sempre que o buscamos, e esse episódio nos serve de exemplo: "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal." (Jo 6,26-27). Por isso, "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo." (Mt 6,33).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.