CONHECIMENTO SEM AMOR DE NADA PRESTA"

"

A busca pelo conhecimento é algo valioso e necessário em muitas áreas da vida, inclusive na religião. Porém, como cristãos, devemos estar atentos para não cairmos no erro de valorizar excessivamente o conhecimento teológico em detrimento do amor ao próximo. O apóstolo Paulo nos alerta sobre isso em 1 Coríntios 8:1, quando diz que "o conhecimento incha, mas o amor edifica".

 

Essa exortação nos leva a refletir sobre a importância de equilibrarmos o conhecimento com o amor. Pois, como Paulo também nos ensina em outras passagens como 1 Coríntios 13:4, o amor é paciente, bondoso, não inveja, não se gaba e não se orgulha. Se buscamos o conhecimento apenas para inflar o nosso ego ou para nos sentir superiores aos outros, estamos indo contra os princípios do amor cristão.

 

É importante destacar que essa mensagem não significa que devemos negligenciar o conhecimento teológico e bíblico, pois ele é fundamental para entendermos os caminhos de Deus e sermos mais efetivos na evangelização. No entanto, o foco deve estar sempre no amor ao próximo, na construção de relacionamentos saudáveis e na busca pela edificação mútua. Devemos lembrar que o próprio Jesus Cristo valorizou o amor acima de tudo, dando a sua vida por nós na cruz (João 15:13).

 

Portanto, que possamos buscar o conhecimento de forma equilibrada, valorizando sempre o amor e a edificação da comunidade cristã. Que possamos ser exemplos de amor e humildade, seguindo as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 14:3, que nos ensina a não desprezar ou julgar o nosso irmão pelo conhecimento que ele tem. Que possamos ser guiados pelo Espírito Santo em todas as nossas decisões e escolhas, colocando sempre o amor em primeiro lugar.

 

Dc William Santos