NASCER DE NOVO: A LIÇÃO DE NICODEMOS

Quem era Nicodemos?

Nicodemos era um homem importante entre os judeus. Ele era um fariseu, um mestre da Lei e um membro do Sinédrio, o conselho supremo dos judeus. Ele conhecia bem as Escrituras e reconhecia que Jesus era um enviado de Deus, por causa dos sinais que ele fazia (João 3:1-2). Mas ele ainda não tinha compreendido quem Jesus realmente era e qual era a sua missão.

 

O que Jesus ensinou a Nicodemos?

Um dia, Nicodemos foi visitar Jesus à noite, provavelmente para evitar ser visto pelos seus colegas que se opunham a Jesus. Ele queria saber mais sobre o ensino de Jesus e o seu reino. Jesus, então, lhe disse uma frase surpreendente: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). Nicodemos ficou confuso e perguntou como alguém poderia nascer de novo depois de velho. Jesus explicou que se tratava de um nascimento espiritual, não físico. Para entrar no Reino de Deus, era preciso nascer da água e do Espírito, ou seja, receber a purificação e a renovação que somente Deus pode dar (João 3:5-8). Jesus também revelou a Nicodemos o seu plano de salvação: ele seria levantado na cruz, como a serpente de bronze no deserto, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:14-15).

 

COMO NICODEMOS REAGIU AO ENSINO DE JESUS?

A Bíblia não nos diz se Nicodemos entendeu ou aceitou o ensino de Jesus naquela noite. Mas sabemos que ele não se afastou completamente dele. Em outra ocasião, ele defendeu Jesus perante os seus colegas do Sinédrio, pedindo que ele fosse ouvido antes de ser julgado (João 7:50-52). E depois da morte de Jesus, ele ajudou José de Arimatéia a sepultar o seu corpo, levando uma grande quantidade de perfume para ungir o seu corpo (João 19:39-40). Esses gestos mostram que Nicodemos tinha respeito e consideração por Jesus, mas não sabemos se ele chegou a crer nele como o seu Salvador e Senhor.

 

APELO

Meus irmãos e irmãs, hoje nós somos convidados a refletir sobre a lição de Nicodemos. Assim como ele, nós podemos ter muito conhecimento das Escrituras e reconhecer que Jesus é um enviado de Deus. Mas isso não basta para entrar no Reino de Deus. Nós precisamos nascer de novo, pela fé em Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar a vida eterna. Nós precisamos receber o Espírito Santo, que nos purifica e nos transforma em filhos de Deus. Nós precisamos seguir a Jesus com coragem e fidelidade, sem medo do que os outros possam pensar ou dizer. Você já nasceu de novo? Você já entregou a sua vida a Jesus? Você já recebeu o Espírito Santo? Se você ainda não fez isso, hoje é o dia! Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Venha a Jesus e receba dele a salvação e a vida abundante que ele tem para você!

 

Dc William Santos