MARTA E MARIA: DUAS MANEIRAS DE SERVIR A JESUS

 

Marta e Maria eram duas irmãs que viviam em Betânia e eram amigas de Jesus. Elas o receberam em sua casa em uma ocasião especial, mas tiveram atitudes diferentes diante dele. Marta se ocupou com os serviços domésticos, enquanto Maria se sentou aos pés de Jesus para ouvir sua palavra. Vamos ver o que podemos aprender com essa história.

 

O SERVIÇO DE MARTA

Marta era uma mulher hospitaleira e dedicada. Ela quis fazer o melhor para Jesus e seus discípulos, preparando uma boa refeição e cuidando de todos os detalhes. Ela demonstrou amor e respeito pelo Senhor com seu trabalho. No entanto, ela também se deixou levar pela ansiedade e pela preocupação com muitas coisas. Ela se sentiu sobrecarregada e sozinha nos afazeres e reclamou com Jesus, pedindo que ele mandasse Maria ajudá-la. Ela não percebeu que estava perdendo a oportunidade de desfrutar da presença de Jesus e de aprender com ele (Lucas 10:38-40).

 

A ESCOLHA DE MARIA

Maria era uma mulher atenta e contemplativa. Ela quis aproveitar ao máximo o tempo que tinha com Jesus, ouvindo seus ensinamentos e se deleitando em sua companhia. Ela demonstrou amor e fé pelo Senhor com sua atitude. Ela não se importou com as coisas materiais ou com as opiniões dos outros. Ela escolheu a boa parte, que era estar aos pés de Jesus e receber sua palavra. Ela reconheceu que isso era o mais importante e o mais necessário naquele momento (Lucas 10:39,42).

 

A LIÇÃO DE JESUS

Jesus não repreendeu Marta por seu serviço, mas por sua ansiedade e inquietação. Ele também não elogiou Maria por sua preguiça, mas por sua prioridade e sabedoria. Jesus ensinou que há um tempo para cada coisa debaixo do céu (Eclesiastes 3:1) e que devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça (Mateus 6:33). Ele mostrou que o serviço a Deus deve ser feito com alegria e gratidão, não com estresse e murmuração. Ele também mostrou que a comunhão com Deus deve ser buscada com diligência e humildade, não com distração e orgulho.

 

 Marta e Maria nos ensinam que há duas maneiras de servir a Jesus: com as mãos e com o coração. Ambas são importantes e necessárias, mas devemos ter cuidado para não nos desviarmos do essencial, que é estar em sintonia com a vontade de Deus e a sua palavra. Que possamos seguir o exemplo de Maria, que escolheu a boa parte, e também o exemplo de Marta, que depois aprendeu a confiar em Jesus diante da morte de seu irmão Lázaro (João 11:20-27). Que possamos servir a Jesus com amor, fé e equilíbrio.

 

APELO

Você quer servir a Jesus com as mãos e com o coração? Você quer estar aos pés dele e ouvir sua voz? Você quer entregar sua vida a ele e segui-lo? Se você ainda não conhece a Jesus como seu Salvador e Senhor, hoje é o dia de tomar essa decisão. Ele te ama e te chama para fazer parte da sua família. Ele quer te dar perdão, paz e vida eterna. Ele quer te ensinar a viver de acordo com o seu propósito. Não perca essa oportunidade. Venha para Jesus agora mesmo.

 

Dc William Santos