A linguagem alegórica da bíblia

1° insight

É muito comum ler a  bíblia e não entender nada do que ela quer dizer, mas por que será isso?

Pra começar a entender todo esse universo bíblico e porque ela ainda é tão mal compreendida nos dias de hoje precisamos ter em vista dois tópicos, a escrita da bíblia como relato do que ocorreu a um certo povo, povo hebreu, e a linguagem conotativa que está presente em boa parte das escrituras como forma de explicar o metafísico, ou seja, exprimir aquilo que não acontece no plano físico, que vem do coração.

Para ilustrar melhor isso vamos ler um dos capítulos mais famosos da bíblia, Salmos 121.

Elevo os meu olhos para o monte, de onde me virá o socorro.

Muitas pessoas leêm esse versículo mas não entendem a profundidade que essas palavras querem exprimir, um pode achar que Davi quis dizer que ele sempre eleva os olhos para o monte e de lá virá um anjo reluzente coberto de glória e ajudará ele, trará pão, armaduras e atalho para fugir do perigo, ou que o monte é o lugar aonde temos que nos direcionar para orar. Eu sei que pode parecer um pouco óbvio agora nessa leitura que não é isso que o versículo quer dizer, mas asseguro que muitas pessoas pensam nisso quando leem esse versículo.

Ainda não é totalmente aceito e entendido que a bíblia usa muita figura de linguagem para explicar coisas que acontecem no campo espiritual-mental, não físico.

A palavra "socorro " aqui fará muitos pensar que o socorro do Deus de Davi acontece no plano físico por intervenção de alguém, e aí que está a dificuldade de se ler a bíblia, o que Davi quer realmente dizer é que ele está passando por um momento de aflição no qual sente sua alma presa por aquele sentimento, para se livrar dessa opressão ele recorre ao Deus de Israel, ele eleva seu *pensamento * ao Deus de paz, "elevando seus olhos para o monte" ou seja, para o alto, onde Deus está, onde não existe perseguições, tristeza, aflição, mas apenas a fé em Deus.

E assim em Deus ele acha o socorro, porque Ele é refúgio e fortaleça na hora da angústia, e a sua palavra é "escudo", um escudo pra mente.

Tudo acontece na esfera mental do consciente do ser humano.

Assim vocês podem perceber que conhecemos apenas a superfície desse mar gigantesco que é a palavra de Deus, a bíblia, e que alguns dos que deveriam ser nossos guias e intérpretes não fizeram muito bem esse papel de esclarecer os significados para para total compreensão dessa filosofia prima e atemporal.

Domini vraiment
Enviado por Domini vraiment em 09/03/2023
Código do texto: T7736382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.