Mais afinal de contas quem é Jesus?
Evangelho (Mc 8,27-33)
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
No tempo de Jesus e ainda hoje muitos perguntam afinal quem é Jesus? O próprio Deus o apresentou como seu filho:
"E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”." (São Mateus, 3 ,17) . O demônio também o identificou: "No outro lado do lago, na terra dos gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram-lhe ao encontro. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali. 29.Eis que se puseram a gritar: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”." (Mateus 8,28-29) e agora ele pergunta aos seus discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Marcos 8,29) e Pedro acerta na mosca!! Mais vai do céu ao inferno no mesmo instante ( “Vai para longe de mim, Satanás!” ) em um instante ele era aquele que descobriu a verdadeira identidade do Senhor no outro ele era satanás !!! A palavra satanás tem um significado "adversário" então Pedro com seu pensamento humano passa de seguidor a adversário de Jesus porque vai contra o plano de salvação do Pai que Jesus acaba de apresentar aos discípulos porque Pedro vê neste plano o sofrimento a rejeição e a morte e é claro que humanamente falando rejeitamos o sofrimento achamos que anunciar seguir Jesus consiste em paz e amor quando Jesus apresenta a dificuldade da missão Pedro deixa de segui lo e passa a frente e começa a repreende-lo Jesus rapidamente repudia a atitude de Pedro. Precisamos entender que não basta saber quem é Jesus mais do que isto precisamos entender sua missão Pedro ao invés de seguir Jesus quis passar a frente e mostrar aonde ele deveria ir assim somos nós muitas vezes ao invés de segui-lo queremos que ele nos siga não aceitando o caminho que Jesus esta indo queremos fazer de nosso jeito principalmente se tiver dificuldade na nossa fraqueza humana achamos que seguir Jesus sempre será um mar de rosas nada de mal pode me acontecer ora da onde tiramos esta ideia olha o resumo da missão que ele nos fez neste evangelho sofrimento, rejeição e morte e por fim a ressureição !! A caminhada é difícil não a Jesus sem cruz !! Mais não deve nos desanimar nos fazer desistir ou procurar atalhos e nem podemos criar um Jesus moldado a nossa vontade pois se tudo isto não acontecer na nossa vida estamos no caminho errado e se estiver acontecendo temos que encarar com fé e alegria confiantes no final nos apresentado por ele a Ressureição!!! O seguimento de Jesus tem que ser difícil pois quem vive sua palavra nada contra correnteza contraria o mundo as dificuldades nos fazem, crescer provam e aumentem nossa fé nos fazem mais fortes Jesus não evita a dor e o sofrimento mais passa por eles conosco junto sendo nossa força para superar as tempestades da vida o sofrimento a rejeição e a morte fizeram parte da vida de Jesus e farão parte da vida de quem verdadeiramente o segue como a ressurreição será o final para seus seguidores . Como Pedro muitas vezes sabemos que é Jesus mais não entendemos direito qual é sua missão e queremos dentro da missão criar outra missão a nossa maneira que exclui a vontade de deus para se realizar a nossa !! Ele faz para nós hoje a mesma pergunta “E vós, quem dizeis que eu sou?”
Deus abençoe a todos !!
Deixe seu comentário!