PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,20-21)(21/01/23)

 

Caríssimos, imaginem este mundo sem a presença do maligno, sem tentações, sem pecados, sem maldade alguma. Decerto, é esse o paraíso no qual desejamos viver, em que o amor e a paz durem para sempre e a vida não tenha fim. Com efeito, é essa a herança eterna que Deus tem preparado para aqueles que o amam e que seguem fielmente o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, até o fim.

 

No entanto, perguntemos: Por que Deus ofereceu em sacrifício o seu próprio Filho para a nossa salvação? De fato, só existe uma resposta que satisfaz o nosso entendimento, Deus fez isso porque nos ama infinitamente e é misericordioso para conosco. Pois, se fosse nos punir pelo mal que temos praticado nenhuma criatura existiria mais na face da terra. 

 

Desse modo, sendo misericordioso para conosco nos dá tempo para que haja arrependimento e conversão; por outro lado, Ele não deixará de punir os culpados que não se arrependeram do mal que fizeram, pois todos o encontraremos na eternidade para sermos julgados no dia do juízo final (cf. Mt 25,31-46).

 

No Evangelho de hoje "Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si." De fato, tal comportamento dos parentes do Senhor Jesus, também se repete em nossos dias, trata-se do famigerado juízo de valor que não leva em conta os valores do Evangelho, mas sim, a mentalidade deste mundo, por isso, "diziam que ele estava fora de si."

 

Portanto, caríssimos, muitos são os que andam com uma Bíblia debaixo do braço, conhecem de cor e salteado os visiculos que lêem todos os dias, mas no fundo por conta da má interpretação, negam as Palavras do Senhor Jesus ensinando erradamente o que Ele ensinou, por isso, se condenam por cair em contradição.

 

Destarte, tudo o que estamos vendo nada mais é do que o cumprimento da Palavra do Senhor: "Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos. Eis que estais prevenidos." (Mt 24,24-25). 

 

E são João corrobora essa profecia do Senhor: "Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos." (1Jo 2,18-19). 

 

Amados irmãos e amadas irmãs, não basta pôr uma Bíblia debaixo do braço e dizer-se cristão, é preciso viver a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (cf. Ef 4,3). Pois, o Corpo de Cristo, a Igreja (cf. Col 1,18), nunca foi dividido e jamais o será (cf. Mt 16,17-19).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.