PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,7-12)(19/01/23)
Amados irmãos e amadas irmãs. Paz e Bem! Sejam bem-vindos a nossa meditação diária.
A vivência da fé é um aprendizado constante, isso significa aprendermos a conviver com o Senhor Jesus na sua invisibilidade, assim como convivemos com os nossos semelhantes naturalmente.
Desse modo, o dom da fé nos faz interagir com o Senhor como se o víssemos fisicamente, e isso acontece a partir da escuta da Sua Palavra, da vivência dos Sacramentos, da prática das virtudes eternas, da oração pessoal e do testemunho que damos da sua presença em cada um de nós.
Meditemos com amor e atenção este Pequeno Sermão de hoje.
Caríssimos, o espaço sagrado de Deus em nossa vida precisa ser preservado para não ser invadido pelo mal que está no mundo. Mesmo em meio às mais diversas atividades cotidianas, a nossa comunhão com o Senhor é fundamental para nos atermos seguros quanto a realização dos seus desígnios de amor para conosco.
Não basta dizer: Senhor, eu creio em ti, e depois contradizer isso por uma prática de vida não condizente com a sua Palavra. Decerto, para além de tal afirmação é preciso viver em permanente comunhão com Ele para que o Espírito Santo nos conduza em todos os sentidos de nossa vida.
De fato, constantemente somos interpelados pelos prementes desafios que nos circundam, por isso, precisamos manter a unidade e assim nos atermos seguros da vivência dos valores eternos que o Senhor nos concede para sermos um. Com isso, compreendemos que tudo em nossa vida está relacionado à vivência da fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus (cf. Hb 11,6). Pois, a convivência com o Senhor e entre nós é o que nos faz testemunhar o novo modo de ser que Ele veio trazer, mostrando com isso que tudo é possível ao que crê.
No Evangelho de hoje a multidão se aproxima de Jesus para ouví-lo e ser curada por Ele no corpo e na alma; também muitos são os demônios que se manifestam querendo chamar a atenção sobre si mesmos; mas o Senhor os repele e os expulsa das almas que os carregam, para que não causem danos com os enganos que semeiam, por isso, os impede de falar.
Portanto, caríssimos, a nossa alma é o espaço sagrado de Deus (cf. 1Cor 3,16;6,18;Jo 14,23), ela é o Paraíso onde o encontramos. Por isso, não pode ser ocupada por nada fora de Sua vontade. Toda pessoa que nega a Deus o espaço sagrado de sua vida, o qual pertence somente a Ele, tende a querer preenche-lo com os ídolos deste mundo, dinheiro, poder, fama e prazer; e o resultado nefasto desse desvario é a perca da liberdade, bem como nos ensinou o Senhor: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34).
Amados irmãos e amadas irmãs, o Senhor Jesus nos ama e quer que o amemos acima de todas as coisas, porque somente assim é possível amar-nos uns aos outros como Ele nos ensinou.
Cabe a nós convivermos com Ele por meio da fé que recebemos no batismo, pois não basta buscar o Senhor somente para usufruirmos de curas e outros benefícios, mas sim, para segui-lo como seus verdadeiros discípulos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.