PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 1,40-45)(12/01/23)

 

Amados irmãos e amadas irmãs, o pecado quando cometido precipita a alma num abismo profundo que tirando-lhe a liberdade de decisão levado-a aos vícios e ao domínio do mal que a mantém escravizada; de modo que, somente o arrependimento sincero, a confissão e a conversão à traz volta ao seio da divina misericórdia. 

 

Meditemos com amor e atenção este Pequeno Sermão.

 

Caríssimos, os homens feridos na alma pelos pecados praticados, são como leprosos atingidos fisicamente pelo lepra que os contaminou, ou seja, por si mesmos se põem fora do convívio com Deus e com os semelhantes. 

 

No Antigo Testamento a lepra era tida como impureza, maldição, símbolo de punição pelo mal praticado, por isso, eram postos à margem da sociedade os que eram atingidos por ela, até que fossem curados para assim retornarem ao convívio fraterno.

 

Com efeito, todos nós somos pecadores, uns mais outros menos, e de certa forma, somos todos leprosos precisando de cura, por isso, como o leproso do Evangelho de hoje, digamos: Senhor Jesus, “Se queres, tens o poder de curar-me”. E por conta desse nosso desejo, certamente ouviremos do Senhor: "Eu quero: fica curado!”.

 

Com efeito, nesse episódio algumas atitudes nos chama a atenção: o leproso, mesmo atingido pela lepra e rejeitado pela sociedade, manteve a fé, e por isso, procurou Jesus para ser curado. E como vimos, o Senhor cheio de compaixão, o curou tocando em suas feridas, porém, não somente com a mão, mas especipalmente com o poder da Sua Palavra, mostrando-nos, com isso, dois tipos de curas, a espiritual e a física.

 

Decerto, nesse nosso tempo os meios mais fáceis de encontrarmos o Senhor Jesus para sermos curados de nossas lepras espirituais, são os Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, pelos quais somos perdoados e purificados por Ele para assim retornarmos ao estado de graça e ao convívio fraterno que havíamos perdido com a lepra do pecado.

 

Portanto, caríssimos, como aquele homem curado da lepra espiritual e física, mantenhamos nossa fé e por nossa oração nos aproximemos do Senhor Jesus para sermos também tocados e curados por Ele. E que depois da cura, evitemos todo tipo de propagação mal sucedida, para que realmente o nosso testemunho não sejam palavras que impeçam a ação do Senhor em outras almas, mas sim da vida nova cheia das virtudes que falam por si mesmas.

 

Amados irmãos e amadas irmãs, quando fazemos a experiência do pecado e da escravidão que ele causa, e nos convertemos, passamos a abomina-lo, porque temos consciência que ele é a causa de todos os males que nos atingem.

 

Oremos: Senhor Jesus conheces o nosso coração e a necessidade que temos de ti, livra-nos de todas as tentações e da queda no abismo do pecado que tem levado muitas almas a se afastarem de ti. 

 

Tende misericórdia Senhor de nós e ajuda-nos a mantermos o estado de graça que nos livra da lepra do pecado e de todos os males psíquicos, físicos, morais e espirituais. Amém, assim seja!

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.