PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 1,29-39)(11/01 /23)
Caríssimos, em meio ao mistério da vida que vivemos, o Senhor nos dá a conhecer que bem é bem, e mal é mal, e tudo o que diz respeito ao mal se destina à perdição eterna, ou seja, não terá comunhão com Deus eternamente. De fato, a punição que existe neste mundo é temporária para que haja arrependimento e conversão, caso contrário, ela se estende para sempre.
A primeira leitura de hoje nos mostra que Jesus veio a este mundo para nos libertar de todo o mal que está presente no pecado e do seu resultado, a morte; diz o texto: "Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão."
Com efeito, esse modo de agir de Deus nos revela que tudo em Jesus é justo, é Santo, pois Ele nunca busca a própria vontade, mas a vontade do Pai que o enviou (cf. Jo 5,30); por isso, ao se fazer um de nós, o Senhor nos faz passar da morte para a vida por sua morte e ressurreição, quebrando assim a hegemonia do pecado e do poder do inferno, para nos fazer participantes de Sua Santidade.
No Evangelho de hoje Jesus cura a sogra de Pedro por intercessão dele e dos outros Apóstolos, nos ensinando com isso o imenso poder da oração cada vez que o invocamos a favor daqueles que amamos: "A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se.
Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los." Depois disso, curou à muitos e expulsou os demônios de outros; e se dedicou ele mesmo à oração, seu meio mais precioso de comunhão com o Pai.
Portanto, caríssimos, quanta graça, quanta alegria e felicidade de termos o Senhor Jesus conosco presente na Eucaristia bem ao nosso alcance. Destarte, peçamos a Ele em favor daqueles que nos pedem oração.
Oremos: Senhor Jesus Cristo, que quisestes ficar bem perto de nós no Santíssimo Sacramento, vos pedimos, daí Senhor vosso auxílio e proteção e a cura de todos os males do corpo e da alma àqueles por quem rogamos nesse momento, vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo! Amém!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.