PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 2,1-11)(07/01/23)

 

Caríssimos, a fé autêntica não precisa de milagres para crer, porque é ela que faz acontecer o milagre; no entanto, dado os nossos critérios racionais, desejamos ver coisas extraordinárias para confirmar os nossos critérios. Todavia, em se tratando de um dos dons do Espírito Santo, a fé nos arranca da nossa zona de conforto para irmos além na busca da santidade.

 

De fato, é isso o que nos revela a liturgia de hoje a começar pela primeira leitura em que são João nos mostra qual é o critério da fé: "Caríssimos, esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido." (1Jo 5,14-15). 

 

Ou seja, a graça sempre acontece de acordo com a vontade de Deus, e é isso o que dar segurança as nossas preces, como nos ensinou são Paulo: "Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor. Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar." (Fl 2,12a-13).

 

A narrativa do Evangelho de hoje nos revela a eficácia da intercessão da Santíssima Mãe de Deus e o êxito daqueles que a ouvem e seguem a sua instrução. "Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 

 

Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. No entanto, a humilde intercessão da Mãe do Senhor antecipou a sua hora, com a colaboração daqueles que lhe ouviram: "Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.

 

Portanto, caríssimos, a intercessão é um grande graça para quem a cultiva na busca da vontade de Deus, e é exatamente o dom da fé que nos proporciona todas as graças e bênçãos dos céus. De fato, "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." (Hb 11,1). Ou seja, por ela Deus realiza a sua vontade nos dando a salvação. 

 

Destarte, a verdade liberta sempre, a Palavra do Senhor Jesus, é Palavra de vida eterna e se cumpre na íntegra, basta ouvi-la e pô-la em prática como o fizeram aqueles que testemunharam o milagre da água transformada em vinho.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.