PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 5,43-51)(05/01/23)
Caríssimos, não existe outro caminho para o céu fora do amor; Deus é amor e nos criou por amor somente para amar, qualquer atitude ou comportamento fora do amor, significa a derrota da nossa essência por nós mesmos. De fato, analisando este mundo em todos os tempos, vemos que somente aqueles que amaram venceram o maligno com toda a sua fúria e ódio.
Com efeito, na primeira leitura disse são João: "Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si." (1Jo 3,13-15). Ou seja, precisamos urgentemente voltar ao primeiro amor, precisamos voltar a Deus.
Decerto, Deus nos conhece totalmente por dentro e por fora como reza o Salmista: "Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda." (Sl 138,1-4).
No Evangelho de hoje "Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. (Jo 5,47-49).
Ou seja, o Senhor nos conhece e nos chama à convivência com Ele; tem algo mais especial do que isso? Então, fiquemos convictos, essa graça nos é dada a todo momento, como nos ensina a Carta aos Hebreus: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." (Hb 13,8).
Portanto, caríssimos, precisamos ouvir o Senhor Jesus para assim pôr em prática a sua Santa Palavra, porque Ele nos fala à medida que gozamos da sua amizade e convivência, tal como vimos acontecer com Natanael no Evangelho de hoje.
Decerto, muitas vezes nos aproximamos do Senhor, mas somente para pedir algo, e não para gazarmos da sua intimidade e do seu convívio; e isso nos torna intolerantes e incômodos, porque só o procuramos quando estamos precisando e não para convivermos com Ele.
Destarte, rezar é amar, é fazer a vontade de Deus, é encontra-lo para convivermos com Ele interiormente e exteriormente, pois não existe distância para quem ama, por isso, basta uma simples oração para realizarmos essa agradabílissima convivência.
Paz e Bem!
Frei FerJo 5,43-51nando Maria OFMConv.