PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,17-26)(05/12/22)
Caríssimos, estamos acostumados com a luz natural e se ela nos falta, logo nos sentimos perdidos em meio à escuridão, e desejamos que ela volte o mais rápido possível. De fato, o que seria de nós se nos faltasse a luz do sol completamente? Decerto, a vida seria impossível, daí a necessidade de compreendermos que sem a luz da fé a alma humana se sente totalmente perdida.
Com efeito, nesta liturgia de hoje vemos se cumprir as profecias que revelam o Senhor Jesus como o Sol da justiça divina que veio a este mundo para iluminar a todo ser humano que se aproxima da sua esplêndida luz que nos traz a salvação em seus raios misericordiosos. Desse modo, por meio do batismo recebemos o dom do Espírito Santo que nos dá a conhecer e viver tudo o que o Senhor Jesus nos ensinou.
No Evangelho de hoje trouxeram um homem paralisado em seu leito para que o Senhor Jesus o curasse. "Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. (Lc 5,19-20).
"Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’?
Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. (Lc 5,21-25).
Portanto, caríssimos, quem vive na presença de Cristo e acolhe a sua Palavra de vida eterna, se sente iluminado e envolvido por sua Luz e amparado por sua Divina Misericórdia; pelo contrário, quem vive na sua presença, mas o rejeita como fizeram os fariseus, permanece nas trevas e nunca se deixa iluminar por sua Esplendida Luz.
Destarte, escutemos o que nos diz o Senhor: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus." (Mt 5,14-16).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.