PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,35–10,1.6-8)(03/12/22)

 

Caríssimos, aos olhos dos incrédulos quem manda neste mundo é o maligno que tenta dominar a tudo e a todos e age impunemente como se não tivesse de prestar contas das maldades que pratica por meio daqueles que o servem; no entanto, tudo tem um tempo definido e depois disso vem o justo juízo de Deus que julgará a todos segundo as suas obras.

 

Decerto, cada um colherá o que plantou e isso desde já, como disse são João Batista: "O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo." (Lc 3,9). Ou também como disse o Senhor Jesus: "Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber." (Mt 10,26).

 

São Paulo na Carta aos Efésios escreveu: "Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.

 

Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo." (Ef 4,29-32).

 

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” (Mt 9,37-38). Com efeito, Deus conhece muito bem todas as nossas necessidades, mas, por que Ele requer as nossas orações para suprir-las? 

 

Porque rezar é amar, é fazer a Sua Vontade, é nos deixar conduzir por Ele que sempre quer a nossa colaboração na obra da salvação. Então, rezar, nesse sentido, é estar a serviço do Reino dos Céus, vivendo a nossa filiação divina gozando da intimidade do nosso Pai celestial.

 

Portanto, caríssimos, estamos a caminho da eternidade, o SenhorJesus caminha conosco e por meio da nossa fé revela o seu poder, como vimos no Evangelho de hoje: "E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

 

Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!" Destarte, tudo o que precisamos fazer é obedecer e realizar o que o Senhor Jesus ordenou.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.