PEDRAS MADALÊNICAS - Luiz Gilberto de Barros Luiz Poeta.

PEDRAS MADALÊNICAS

Luiz Poeta - Luiz Gilberto de Barros Rio de Janeiro Brasil.

Você que diz que fala com Deus o tempo inteiro, nunca esqueça principalmente que o primeiro mandamento inclui a palavra " próximo"... portanto, saia sempre dessa íntima conversa, amando e respeitando mais o seu irmão, ou sua conversa será vã, inconclusiva e, infelizmente, mentirosa e desagradável ao Criador.

Viva melhor a palavra Deus, mas nunca se julgue um insuportável dono da verdade, mesmo porque ela jamais será sua... ela pertence unicamente a Ele, o " nosso" Pai, que certamente quer que você seja uma pessoa melhor em todos os sentidos e essa mesma palavra só o libertará se você vir, no outro, a mesma carência de Deus no coração de cada um.

A Bíblia não é uma bula de remédios nem uma receita de bolos e uma interpretação egoísta e presunçosa pode torná-la apenas mais um livro nas mãos de um neófito autodidata.

Não faça da Igreja um mero relógio de marcação de ponto, mesmo porque ir à igreja não isenta ninguém do egoísmo, da inveja, da arrogância, da prepotência, da falsidade ou da maldade. Por isso vá, mas volte, dela, livre de todo esse peso, ou seja, renove-se verdadeiramente.

Deus tem muito com que se preocupar com cada um de seus filhos - que são incontáveis - e cartões-de-ponto certamente não são suas prioridades.

Não vá a igreja ou visite um próximo ou ausente para ficar criticando de maneira silenciosa, quem se veste bem ou mal... ou quem mora bem, longe ou perto... ou que quer simplesmente o direito de ser feliz.

Portanto, não vá à igreja para comparar-se com o outro, achando-se sempre o mais santo ou o melhor em tudo...

Lembre-se de que todos devem ser livres para pensar o que quiserem e sua opinião nunca será superior ou mais correta que a dos outros, mesmo porque você não tem o direito e nem o poder para julgar seu semelhante e se achar melhor ou mais certo do que ele. Liberte-se dessa pseudo-onipotência e, principalmente, desse tolo preconceito cotidiano.

Não existe hierarquia espiritual, mesmo porque todos somos humanamente pecadores, por este motivo, não gerencie a vida dos outros de maneira ditatorial. Exerça, fraternal e verdadeiramente, o sacerdócio, todavia não faça da igreja um escritório com servidores particulares...

Deus sempre nos dá os dons certos, por isso, aprimore o seu e aprenda que a palavra talento, mais que uma conquista, é dádiva divina.

De repente, o seu talento está tão perto e você tão distante dele, preocupado com o crescimento do outro e esquecendo-se do seu.

Pare com isso! Estude, lute e conquiste. Não fique o olhando o suposto competidor ao seu lado ou à sua frente, mesmo porque a linha de chegada é apenas uma e você é o melhor apenas de você mesmo.

Vá à igreja, mas volte verdadeiramente renovado e justifique isto, pela sabedoria, com a humildade e a inequívoca prática do bem.

Depois de usada, a roupa sempre volta um pouco suja... e a alma também. Lave-se da prepotência, arrogância e pseudo-sapiência.

Limpe-se constantemente da soberba e da hipocrisia e não faça das pedras de Madalena, o seu próprio escudo, pois quando as arremessa, você corre o sério risco de tê-las de volta, todavia quem as devolve é o seu próprio despeito, pois, bem ou mal, você é você mesmo... e quem o lapida é a sua própria consciência.

Não se assente à mesa dos que você entenda como escarnecedores, mas também não seja alheio à necessidade que todos têm de ser felizes à sua maneira, pois é isso que o amor de Deus quer de todos nós : felicidade.

Logo, faça da simplicidade, sua melhor maneira de ser e de tornar felizes todas as pessoas que você chama, convenientemente, de irmãos.

Não tente aprisionar a alegria alheia, ocupe-se com a sua e, se puder, lembre-se que outro pode ser o seu próprio espelho para o bem ou para o mal. Escolha e aja com humilde sabedoria.

Quem já viveu tudo que você , com a graça de Deus, talvez ainda possa experimentar, não precisa dos seus conselhos, e sim do conforto e da proteção divina.

Deus o abençoe e lhe dê principalmente sabedoria no que pense ou escreva, porque quando sua palavra não é de Deus, ela nunca se dilui... porque oração jamais será um mero discurso.

Aprenda a abençoar-se abençoando, isto é, amando e sendo amado com sinceridade, porque, quando se perde a credibilidade, perde-se principalmente o respeito.

De verdade? Verdade mesmo? Deus o abençoe.

Luiz Poeta Luiz Gilberto de Barros.

Registrado e Publicado no Recanto das Letras.