Alegre-se, mordomo!
"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (SL: 122: 1)
Esse versículo costuma ser usado para falar da alegria que alguém tem, ou ao menos deve ter, quando vai à um templo adorar a Deus. Mas, penso que ele também pode ser interpretado da seguinte forma:
A casa do Senhor, no versículo em questão pode designar a morada eterna, a morada que Deus preparou para nós.
A casa que é do Senhor e também é nossa por direito adquirido, por intermédio de Jesus conforme Este mesmo nos afirma ao dizer que:
_Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu não teria dito vou preparar-vos lugar (João 14:2).
Mas você tem se alegrado quando alguém vai à casa do Pai? E aqui me refiro a essa casa que Jesus fala em (João 14: 2).
Ou tem se entristecido e/ou até questionado a Deus por isso?
Em nossa cultura, a morte é celebrada com pranto, tristeza, desolação; até mesmo quando alguém que amamos sofre e geme, geralmente pedimos ao Pai por cura porque não queremos viver essa experiência de perda. A separação de corpos que ocorre através da morte, aqui na terra, representa a união entre a alma do homem e a presença real de Deus, em outro plano espiritual.
Diz a palavra de Deus a esse respeito que " preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos" (Salmos 116:15).
O que nos causa tristeza, pode representar alívio, paz e alegria para quem partiu, porque na casa do Pai não há dor, tristeza ou qualquer outra forma de sofrimento.
Que tenhamos a certeza de que alguém que foi para a casa do Pai - seja de forma repentina ou em virtude de alguma enfermidade ou outra causa - está melhor agora, está mais feliz e longe de todo o sofrimento que essa vida nos reserva e que isso possa servir de consolo aos nossos corações. E lembremos sempre que os planos de Deus são maiores e melhores que os nossos, que embora não queiramos perder alguém que amamos, esse alguém é do Pai e à casa dele retornará. Nada é nosso, apenas somos mordomos do que Deus nos concede aqui.
Que saibamos aproveitar a companhia e cuidar de cada pessoa que Ele coloca em nossas vidas e que possamos nos conformar quando forem à casa do Pai, porque a este lugar e a Deus pertencem e porque nossa separação não será eterna. Creiamos nisso!