Partilha e Inclusão
Em várias ocasiões ouvimos noticiar que o Cristo Jesus está aqui ou ali, seja em uma Igreja determinada ou em algum local do planeta, vivendo entre nós. E as pessoas em geral vivem ávidas por notícias nesse sentido.
O Evangelho de Mateus registra a preocupação de Jesus ao advertir aqueles que o seguiam mais de perto: “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis”.
Naquela época já era difícil identificar a presença do Cristo, e já havia um alerta para a presença de possíveis charlatães no futuro. Como então identificar, hoje, em meio a um universo de informações, igrejas, seitas e movimentos sociais, políticos e religiosos, onde está a verdade? Como identificar a presença do Cristo entre nós?
O que Jesus quis dizer com “onde houver dois ou três reunidos em meu nome ali Eu estarei”? Onde houver dois ou três cultuando a Verdade, a Justiça, o Amor, ali Eu estarei, disse, em outras palavras, o maior de todos os Mestres.
Encontramos o Cristo entre os desvalidos, os doentes, entre os injustiçados, entre os excluídos, pecadores e não somente entre os santos e sãos. Jesus disse: Eu estarei onde dois ou três, entre dezenas e milhares, buscam formas de semear a concórdia, a amizade fraterna.
Disse Jesus: Estarei onde dois ou três estiverem semeando a esperança, alimentando com o pão da vida, da solidariedade os que têm fome e sede de justiça, entre aqueles que lutam por melhores condições de vida para todos e não para alguns.
Não é difícil entender o que Jesus quis dizer, pois são claras as suas palavras:
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e de me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar... Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram”.
Todos ouviram o que foi dito na lei judaica: não faças aos outros o que não queres que te façam. O Cristo estará presente em cada pessoa injustiçada e, com certeza, onde estiver sendo promovidas a partilha e a inclusão. Em última análise, é possível reconhecer a presença do Cristo onde é praticada a principal lei da solidariedade: não deixe que façam com os outros o que não gostaria que fizessem com