Cuide bem do seu coração.

Em uma visita ao médico descobri que meu colesterol está acima do esperado. Os fatores que levam a isso são vários: tipo de alimentação, sedentarismo e até questões genéticas. O melhor a se fazer em uma situação assim é seguir a recomendação médica, tomar os medicamentos, fazer alguma atividade física e controlar a alimentação para não desenvolver algum problema cardíaco. Através dessa experiência real e verdadeira, eu quero chamar sua atenção para o cuidado que devemos ter com nossos corações não somente no sentido físico, como também no sentido religioso, existencial. Pensar o coração como a sede de nossas emoções, pensamentos e paixões, ou seja, aquilo que nos move.

Nesse sentido, é sempre bom lembrar as palavras do sábio Salomão, que disse: “De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). Por que Salomão teria dito isso? Simples, nossos corações são como bússolas que apontam nosso Norte, nossa direção; e assim como uma bússola precisa ser recalibrada, nosso coração também, do contrário vai nos direcionar para outros lugares. Guardar o coração ou cuidar do coração diz respeito ao exame que precisamos fazer rotineiramente sobre as forças que estão motivando nossas vidas. Jesus, por exemplo, disse: “Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:19). Essas palavras de Jesus devem acender um alerta para observar como estamos cuidando de nossos corações, o que temos deixado nascer dentro dele e o que temos cultivado, pois assim como em um jardim buscamos cultivar flores, também é necessário tirar as ervas daninhas que nascem ao seu redor.

No contexto em que vivemos é preciso lembrar que o reino de Deus não é deste mundo. Foi isso que nosso Senhor respondeu a Pilatos quando interrogado: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui” (João 18:36). Se o reino de Jesus não é deste mundo, nós, os seus seguidores, não podemos lutar com as armas deste mundo. Na tentativa de combater a mentira, não espalhe notícias falsas; na tentativa de combater a violência, não seja violento; na tentativa de combater a injustiça, não seja injusto. Cuide bem de seu coração, antecipe o reino de Deus em suas palavras, em seus pensamentos e ações, pois como bem disse o apostolo Paulo: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17). Cuide bem do seu coração. Faça exercícios físicos, mas também espirituais, alimente-se bem, e alimente-se também da palavra de Deus.

Rev. Marcelo Junio.

Marcelo Junio Silva
Enviado por Marcelo Junio Silva em 22/10/2022
Código do texto: T7633488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.