Igreja: mais madura com os tempos e linguagem e fé pastorais

A Igreja católica instituída por Jesus a 2 mil anos, tem graves defeitos, mas tem superado tudo com o tempo, graças aos atuais esforços de bons e inteligentes papas e as revisões da sua caminhada em documentos e práticas pastorais. Ouve o povo e fala a linguagem das pessoas. Em momentos de crise, tivemos grandes homens e mulheres sensíveis e de oração, sabedoria e prudência como Francisco de Assis, Clara de Assis, São Vicente de Paulo, Dom Bosco, Santa Teresa de Calcutá, Teresa de Ávila, Teresinha de Jesus, Edith Stein, Frei Galvão, Padre Pio etc.

Com o Vaticano II, Puebla, Medellín, São Domingos, Aparecida são documentos da Igreja Católica capazes de ouvir o clamor do Povo de Deus em várias partes do mundo.

O papa Francisco é simples, direto, honesto, acolhe peregrino do mundo todo, conversa com chefes de estado de qualquer partido e religião. Recentemente, organiza planos de assistência aos peregrinos e mendigos de Roma. Dá-lhes alimento, roupa, remédios, banho etc.

A Igreja católica procura ajudar os doentes, mulheres, perseguidos, migrantes, refugiados etc. Para isso, há hospitais, barcos-hospitais, barcos-escolas, escolas especiais, hospitais de campanha para refugiados e migrantes etc.

Amo a minha Igreja e respeito todas as outras e religiões.

Procuro dar testemunho vivo de Jesus e da Igreja Católica Romana, mesmo tendo tantos defeitos.

_______________

Exemplos de Planos de aula em:

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/2ano/educacao-empreendedora/lendo-as-cartas-sobre-a-nossa-cidade/6448

https://pt.khanacademy.org/humanities/portugues-por-ano-bncc-ef

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 20/10/2022
Código do texto: T7632253
Classificação de conteúdo: seguro