TUDO QUANTO O PAI TEM É MEU

"TUDO QUANTO O PAI TEM É MEU; POR ISSO É QUE VOS DISSE QUE HÁ DE RECEBER DO QUE É MEU E VO-LO HÁ DE ANUNCIAR"

(Jo. 16:15)

-------------------------------------------------------------------

Como já foi enfatizado que JESUS proferiu todas as suas palavras e fez todas as suas obras por autoridade do Pai ( de modo que as palavras e obras também eram do Pai), o

"que é meu" nos lábios de JESUS significa "tudo o que o Pai me deu". E como o Pai lhe deu todas as coisas (13.3) o que o Espírito revela aos discípulos é tudo quanto o Pai tem. Ao tomar conhecido o Filho, o Espírito ao mesmo tempo torna conhecido o Pai que é revelado no Filho.

Dessa forma, o que podemos notar que este versículo forma o grande sumário e apresenta a pedra angular da natureza do ministério do Espírito Santo. Aprendemos aqui que não somente impera o entendimento e a comunicação no seio da família divina (a qual inclui os homens regenerados e transformados pelo Espírito de DEUS), mas também que há uma completa distribuição e partilha de toda a riqueza, de todos os benefícios, de toda a elevação de natureza e de toda a santidade perfeita e bem-estar que caracterizam a pessoa de DEUS Pai. Por meio das Escrituras, da razão e do senso intuitivo, bem como através do conhecimento que DEUS tem transmitido através de visões, profecias, etc., temos obtido algum conhecimento acerca da grandeza de DEUS Pai, bem como acerca da grandeza potencial de tudo quanto ele quer e pode fazer em prol dos remidos.Neste versículo, pois, o Senhor JESUS diz-nos que tudo quanto o Pai tem, foi dado ao Filho; e que o Filho, por sua vez, haverá de transmitir tudo isso aos seus verdadeiros discípulos. Não existe outra declaração mais elevada e profunda concernente ao elevado destino dos remidos, em qualquer outra parte das Escrituras, embora existam outras declarações de natureza similar.

"ORA, SE SOMOS FILHOS, SOMOS TAMBÉM HERDEIROS, HERDEIROS DE DEUS E CO-HERDEIROS COM CRISTO..."(Rm. 8:17).

Assim sendo, compreendemos que do mesmo modo que um pai terreno deixa tudo quanto possui aos seus filhos, e que, na realidade, esses filhos possuem a mesma natureza de seu progenitor, assim também se dá no caso da família celestial. Tudo quanto DEUS tem e é, esta sendo transmitido aos seus filhos que serão conduzidos à glória; e isso por intermédio de JESUS CRISTO, de tal modo que aquela mesma natureza e herança que CRISTO possui tem sido dadas aos demais filhos de DEUS.

Em sua epístola aos Efésios, o apóstolo Paulo, diz a mesma coisa sob outros termos:

"BENDITO O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE NOS TEM ABENÇOAO COM TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL NAS REGIÕES CELESTIAIS EM CRISTO...NOS PRESDESTINOU PARA ELE, PARA A ADOÇÃO DE FILHOS..."(Ef. 1: 3,5). No vigésimo terceiro versículo desse mesmo capítulo, o tema é reiterado ainda sob outra forma, a saber: "...A QUAL É O CORPO, A PLENITUDE DAQUELE QUE A TUDO ENCHE EM TODAS AS COISAS".

Se CRISTO é o primogênito de DEUS, o primeiro de sua categoria a ser gerado, segue-se que haverá outros filhos de DEUS dotados da mesma natureza, que compartilharão do mesmo destino e herança do Filho, o Senhor JESUS CRISTO. Esse é um ensinamento bíblico dos mais elevados. Além disso, não se há de duvidar que existem serviços elevados que DEUS tem para delegar aos seus filhos regenerados, os quais serão os mais elevados instrumentos de sua glória, em muito excedendo à posição e à glória dos próprios anjos. Esses pensamentos podem ser sumariados como segue:

1 - Tudo quanto DEUS tem e é tem sido comunicado aos Filhos de DEUS, o Senhor JESUS, e em seguida aos filhos de DEUS, que estão sendo transformados segundo a imagem do Filho.

2 - Isso inclui a transmissão da perfeição moral e da transformação ética aos cristãos. "CONHECER O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, PARA QUE SEJAIS TOMADOS DE TODA A PLENITUDE DE DEUS". (Ef. 3:19).

3 - Por sua vez, envolve a comunicação da natureza essencial ou tipo de ser, a transformação metafísica, de tal modo que os remidos participem assim da natureza divina, tal como CRISTO dela participa. " EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO QUE VEM A HORA E JÁ CHEGOU, EM QUE OS MORTOS OUVIRÃO A VOZ DO FILHO DE DEUS; E OS QUE A OUVIREM VIVERÃO. PORQUE ASSIM COMO O PAI TEM VIDA EM SI MESMO, TAMBÉM CONCEDEU AO FILHO TER VIDA EM SI MESMO". (Jo. 5: 25-26).

4 - Tudo isso envolve uma elevadíssima herança, a possessão dos lugares celestiais, um bem-estar espiritual que desafia toda e qualquer descrição.

5 - Também está em foco o serviço que faremos, pertencente a mais elevada categoria, porquanto os filhos que estão sendo conduzidos à glória serão os principais instrumentos da glória de DEUS nas eternas eras vindouras, pois serão superiores aos anjos, posto não serem estes jamais chamados de filhos, nem jamais ter sido declarado que teriam a herança de filhos. "A QUAL É O SEU CORPO, A PLENITUDE DAQUELE QUE A TUDO ENCHE EM TODA AS COISAS". (Ef. 1:23).

6 - Tudo isso envolve a possessão eventual da sabedoria divina.

7 - Em termos práticos, no que diz respeito à vida presente, tudo isso pode ser possuído desde esta vida presente, em seus estágios iniciais, porque desde agora já somos filhos de DEUS, e já nos encontramos na estrada por onde se regressa a DEUS, agora o Espírito Santo comunica para nós toda a verdade, e leva-nos a começar a entender tudo quanto ele tem para oferecer, desde que ele assumiu o ministério do Filho de DEUS neste mundo, abençoando-nos com todas as formas de bênção espiritual, por causa do Filho de DEUS e através dele.

" E TODOS NÓS, COM O ROSTO DESVENDADO, CONTEMPLANDO, COMO POR ESPELHO, A GLÓRIA DO SENHOR, SOMOS TRANSFORMADOS, DE GLÓRIA EM GLÓRIA, NA SUA PRÓPRIA IMAGEM, COMO PELO SENHOR, O ESPÍRITO"(2 Co.3: 18).

FONTES.

Bíblia Sagrada

Livro - N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

"Há três coisas que na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida".

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 02/12/2007
Código do texto: T762102