PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,5-10)(02/10/22).

 

Caríssimos, a fé é a evidência da real presença de Deus para além da evidência dos nossos sentidos; ela é dom que nos faz encontra-lo na Sua invisibilidade e com Ele interagirmos num diálogo de amor sem igual, numa convivência como que face a face para além do que podemos enchergar fisicamente; enfim, a fé é esse dom que Deus nos deu para vivermos em comunhão com Ele.

 

No Evangelho de hoje "os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria." (Lc 17,5-6). Ou seja, a fé é puro dom de Deus que libera o seu poder e faz acontecer a sua vontade que é sempre extraordinária. 

 

Existem alguns testemunhos de fé que nos faz compreender mais precisamente o que esse dom de Deus pode realizar. "São Maximiliano Maria Kolbe num campo de concentração na segunda guerra mundial decidiu dar a sua vida para salvar um pai de família que ele nem conhecia; mas 

qual a convicção que o levou a fazer isso? A fé que lhe garantiu que a vitória final pertence ao bem."

 

"São Charles de Foucauld, lembrando-se, depois de tantos anos, do dia da sua conversão, exclamou: 'Desde que acreditei que Deus existe, compreendi que não podia deixar de viver totalmente para Ele. Deus é infinitamente diferente de tudo o que não é Deus'. E isto é fé." Ou seja, a fé nos faz amar a Deus e nos deixar amar por Ele para muito além do que podemos por nós mesmos. 

 

Portanto, caríssimos, "a fé é um salto de confiança, é uma entrega cega, mas àquele que nos encherga: e este é Deus!" De fato, sentir-nos amados, acolhidos e afagados no aconchego do coração do nosso Pai celestial, nos faz deixar tudo para seguir o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, na estrada que Ele nos abriu para o céu.

 

Rezemos, então, com profunda convicção pedindo ao Senhor Jesus que aumenta a nossa fé: Senhor, tu que nos ensinaste que tudo é possível ao que crê, da-nos viver essa tua palavra para que ela se cumpra na nossa vida e nos mantenha sempre unidos a Ti e aos nossos irmãos e irmãs como sinal sensível da tua presença no meio de nós. Amém! Assim seja! 

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.