PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,38-44)(31/8/22)

 

Caríssimos, o nosso viver de cada dia é a via pela qual seguimos os passos de nosso Senhor Jesus Cristo; de fato, o nosso testemunho é de que vivemos na sua presença dando os frutos da salvação eterna que Dele recebemos, caso contrário, podemos até afirmar que acreditamos nele, mas nos faltam os frutos desse convívio. 

 

São Paulo na primeira leitura mostra que a comunidade de Corinto vivia fazendo acepção de pessoas, por isso, gerava divisões e partidos entre eles, afastando-se, com isso, do verdadeiro testemunho de Cristo. "Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive de vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo.

 

As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais?" (1Cor 1,1.3b). Ou seja, bem como já havia ensinado aos Gálatas: "Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne." (Gl 5,16-17).

 

No Evangelho de hoje "Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los." (Lc 4,38-39). 

 

De certo, nessa passagem vemos quão importante é a oração de intercessão para a cura e libertação daqueles por quem oramos. Ou seja, a nossa convivência com Cristo é o que fundamenta o nosso apostolado e a nossa ação evangelizadora, pois a graça nos é dada, porém, à medida que permanecemos com Cristo e a buscamos como o fizeram os Apóstolos nesse episódio.

 

Portanto, caríssimos, como vimos no Evangelho: "Jesus cura, expulsa demônios, ora, ensina, alargando progressivamente o seu raio de ação. Sente-se enviado para todos, a todos, e quer fazer chegar a todos o anúncio da Palavra de Deus." (MR). E é essa a missão da Santa Igreja, tendo à frente o santo Padre, o Papa Francisco, os bispos, os padres e diáconos, e todo o povo de Deus.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.