O oitavo milagre de Jesus.

No evangelho conforme narrado por João, há o registro de sete milagres de Jesus. Ao terminar sua narrativa, João diz qual havia sido seu objetivo ao escolher justamente esses milagres, que chamou de sinais. “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20.30,31). Considerando, então, que Jesus fez muitas outras coisas, gostaria de falar do que chamo de “oitavo milagre” relatado por João. Talvez você esteja se perguntando: - Como assim “oitavo milagre”, pastor? Já respondo e sem dar um passo sequer fora do evangelho! Antes, porém, é necessário destacar quais são esses sete milagres relatados por João.

O primeiro deles foi a transformação de água em vinho num casamento em Caná da Galiléia (João 2.11). Após isso Jesus curou o jovem filho de um oficial do rei (Jo 4.46-54), curou um paralitico no tanque de Betesda (Jo 5.1-9), multiplicou pães (Jo 6.1-13), andou sobre as águas (Jo 6.16-21), curou um cego de nascença (Jo 9) e ressuscitou seu amigo Lázaro (Jo 11.1-46). Milagres são “atos redentivos” que mostram qual a verdadeira identidade de Jesus, a saber, alguém que tem autoridade sobre todas as coisas. Eles não são comuns em nosso tempo, pois, conforme dito acima, foram registrados para que tivéssemos plena confiança em Jesus como nosso Senhor e Salvador.

Mas eu quero chamar sua atenção para um ensinamento de Jesus registrado nesse evangelho que podemos praticá-los todos os dias. Isso mesmo, eu e você podemos exercitar o que Jesus ensina aqui, e não precisamos ter grandes poderes para isso. Nos apegamos facilmente as coisas espetaculares mostradas por Jesus, mas no capítulo 13 do evangelho de João Jesus nos dá uma lição tremenda. João diz que Jesus se levantou da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água numa bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido (Jo 13.4-5). O texto continua: “Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; por que eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.12–15).

Como discípulos de Jesus podemos ser usados por Deus para que milagres aconteçam, contudo, não está em nosso poder realizá-los, mas está sim em nosso poder servir uns aos outros, viver a humildade de servos, seguindo o simples e poderoso exemplo do mestre Jesus. Eis o “oitavo milagre”. Que o Senhor nos capacite a perceber que nossa força está no que é aparente fraqueza.

Pastor Marcelo Junio

Marcelo Junio Silva
Enviado por Marcelo Junio Silva em 27/08/2022
Código do texto: T7592578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.