SÓ ESTA VEZ, Ó DEUS!

JUÍZES 16:20,27,28

Versículo 20. E disse ela: os filisteus vem sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono e disse: sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.

Versículo 27. Ora, estava a casa cheia de homens e mulheres e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus: e sobre o telhado havia alguns três mil homens e mulheres, que estavam vendo brincar SANSÃO.

Versículo 28. Então Sansão clamou ao Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim, e esforça-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.

O versículo 20 que acabamos de ler é a frase mais triste de toda a Bíblia: “Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.

E o pior é que tanto ele como qualquer outro só descobre isto depois que caiu na armadilha do diabo.

“Sansão” significa “pequeno sol”. Foi um sol que brilhou muito nas mãos de Deus, “porém era demasiado pequeno.

Quanto brilho aquele pequeno sol derramou sobre ISRAEL!..

Quanto fogo aquele pequeno sol derramou sobre os filisteus, suas searas e seus Exércitos!..

O diabo nunca investe de uma só vez. Ele não nos vem tentar com grandes pecados, porém com os que parecem mais pequenos.

Foi assim as brincadeiras com Dalila: pouco a pouco.

– Sete vergas de vime fresco;

– Cordas novas;

– tecer sete tranças dos cabelos com os liços da teia ou pinos de tear. (Já se aproximava muito do seu segredo: os cabelos).

– Finalmente Revelado o segredo.

– A pessoa chega ao pecado paulatinamente:

TIAGO 1:14 e 15 – No versículo 14, a Escritura Sagrada diz que cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

No versículo 15, a Escritura Sagrada diz que depois havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado sendo consumado, gera a morte.”

Foi assim com Ló, o sobrinho de Abraão. Gênesis 13:12 – Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma.

“Dalila” = “Refinada”. O inimigo não nos tenta com coisas más, porém com coisas boas, bonitas e refinadas.

Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.

Quando Deus se retira...

- Retira-se a Luz, porque Deus é Luz.

- Retira-se o amor, porque Deus é amor.

- Retira-se a vida, porque Deus é a vida.

- Retira-se a paz, porque ELE é a nossa Paz.

- Retira-se o poder, porque Dele vem o poder.

- Retira-se a saúde, porque ELE é a saúde.

- Retira-se a liberdade porque é sua verdade que nos liberta.

- Retira-se a finalidade, porque Deus é a finalidade última do homem.

Temos que lutar com todas as forças para não cairmos nas ciladas das Dalilas, Jezabéis e outros espíritos semelhantes.

Temos que lutar com todas as forças para não cairmos nas ciladas. Temos que lutar com todas as forças para não cairmos, para que os filisteus não seguem os nossos olhos.

OBS: Temos que lutar com todas as nossas forças para que os filisteus não ceguem nossos olhos.

Era uma grande celebração para seu deus Dagon, o deus-peixe.

Um homem que podia com mil, agora um só garotinho o conduzia.

Enquanto o diabo vê o poder de Deus sobre uma pessoa, nada faz, mas quando Deus se retira, ele lança contra a pessoa todos os demônios disponíveis, que não são poucos.

Somente pelo poder de Deus alguém consegue alguma coisa.

Uma queixada fresca de Jumento contra mil homens com armadura e escudo? Bastava um dos escudos para fazer em pedaços a queixada. Bastava um daqueles capacetes filisteus com duas polegadas de bronze.

Mas quando Sansão golpeava, o Espírito Santo golpeava junto com ele. Porque uma queixada de jumento usada por Deus é melhor do que 1.000 espadas filisteias usadas pelo inimigo.

Como caçar 300 raposas? Pensa que é fácil? Somente pelo Espírito Santo.

Um Leão, com uma patada pode matar a qualquer homem. Como pegar um Leão e abri-lo pelo meio? Somente pelo Espírito.

Agora, ali estava o herói de Deus, cego e vencido, miserável, pobre, cego e nu.

Sansão reconheceu que estava assim. Quantos hoje reconhecem seu estado caído?

Que alegria dos inimigos! Que pompa! Que festa!

Ali estava Sansão, prisioneiro da nação à qual Deus o enviou para destruí-la.

Qual foi a oração de Sansão? “Morra eu com os filisteus.” (v. 30)

Só esta vez, ó Deus! – Ele estava disposto a dar a vida em sua última batalha, contanto que seu Deus fosse vitorioso .

E você? Está disposto a dar a vida para que os inimigos sejam vencidos?

Moisés e a última batalha. Números 31: 1 e 2 – E falou o Senhor a Moisés dizendo: vinga os filhos de Israel dos Midianitas, depois recolhido serás aos teus povos.”

Oxalá todos nós pudéssemos ter uma grande vitória contra o inimigo antes de morrermos.

Ali estava Sansão: os mesmos músculos; os mesmos ombros que levaram as portas de Gaza; a mesma maquinaria; os mesmos mecanismos, mas faltava o poder.

A máquina de fechar Coca-Cola.

Porém ele orou...

- Uma oração desesperada

- Uma oração definitiva

-Uma oração derradeira

- Uma oração atrevida

- Uma oração angustiosa

- Uma oração final.

E o SENHOR que se havia retirado voltou sobre o pequeno SOL.

JUÍZES 16:30B – “... e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara durante a sua vida.”

ERNESTO COUTINHO JÚNIOR
Enviado por ERNESTO COUTINHO JÚNIOR em 26/08/2022
Código do texto: T7591369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.