Homilia do 20°Dom do Tempo Comum (Lc 12,49-53)(14/8/22)

 

Caríssimos, a vida sem o Senhor Jesus não é vida, falta tudo, visto que nada neste mundo pode preencher o vazio da alma que vive afastada da sua presença; e por mais que alguém tenha bens deste mundo mesmo assim não tem paz, porque a paz não é um bem temporal, mas um bem eterno que somente Ele nos dar.

 

Com efeito, este mundo é um vale de lágrimas por causa dos pecados nele praticado, por isso, constatamos tantas misérias e sofrimentos como resultado dessa prática nefasta que tem ceifado milhões de almas do nosso convívio. 

 

De certo, esse mundo precisa ser passado a limpo, o mal precisa ser extirpado de nosso meio, porque somente assim haverá a paz que tanto almejamos, pois essa é fruto do reinado de Cristo que aniquilará o maligno, seus sequazes e toda maldade que existe na face da terra. 

 

De fato, o Senhor Jesus veio para dar um basta em toda essa desordem que existe em nosso meio, por isso, precisamos nos revestir do seu amor e do seu poder advindos da prática da sua vontade que nos conduz a uma vida de justiça e santidade, desse modo, estaremos preparados para a sua segunda vinda.

 

Portanto, caríssimos, sigamos humildemente esta exortação da Carta aos Hebreus: "Irmãos: Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé.

 

Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado." (Hb 12,1-4).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.