PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,1-5.10.12-14)(09/8/22)

 

Caríssimos, examinando este mundo e a nós mesmos sentimos um vazio, uma falta de sentido de vida por percebermos que vivemos num vale de lágrimas onde todos estamos sentenciados naturalmente à pena capital e ninguém escapa dela. No entanto, com a vinda do Filho amado de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, fomos repletos de fé, esperança e caridade, e da certeza de que por sua morte e ressurreição Ele anulou a sentença de condenação que pesava sobre nós.

 

Desse modo, a vida natural deu lugar a vida eterna, e a sentença de morte foi transformada em páscoa, ou seja, passagem do tempo para a eternidade; do limite que nos cerca para o que não tem limite, e tudo isso o Senhor Jesus conquistou para nós por seu sacrifício de cruz. Mas atenção para não perdermos tão grande benefício por uma vida vivida distante Dele.

 

No Evangelho de hoje, "os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus." (Mt 18,2-3). 

 

Com isso, o Senhor nos liberta dos interesses pessoais e nos mostra que a inocência e a humildade são fundamentais no nosso processo de conversão para entrarmos no seu Reino. De fato, todos aqueles que buscam os próprios interesses fecham-se aos interesses de Deus que consiste na salvação de todos os pequeninos como disse o Senhor Jesus.

 

Portanto, caríssimos, nós somos as ovelhas do rebanho do Senhor, e como suas ovelhas despojemo-nos dos interesses mesquinhos, abramos as portas de nossas almas para sermos inocentes, humildes e simples como as crianças que nada mais buscam a não ser amor, carinho e proteção.

 

Destarte, peçamos ao Senhor Jesus a graça de nos deixar conduzir por Ele no seio da Sua Santa Igreja aonde somos alimentados pela Eucaristia e os outros Sacramentos que nos salva.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.