Você também é um missionário. Sabia disso?

Compreender que estamos em missão é muito importante, do contrário deixamos de fazer e viver aquilo para o que fomos chamados.

Todos os dias estamos em missão, no entanto, enquanto denominação, voltamos nossa atenção, no mês de agosto, para a obra missionária que deu origem aos trabalhos da Igreja Presbiteriana no Brasil. “Foi no dia 12 de agosto de 1859 quando Deus, o Senhor da Missão, trouxe o Reverendo Ashbel Green Simonton, para plantar a semente do Evangelho aqui no Brasil e hoje, mais de 160 anos depois, pudéssemos estar aqui como uma denominação firme na Palavra e também que olha para o campo missionário, envia e planta igrejas para a glória do Senhor” (APMT). A Missão é de Deus, mas a igreja é resultado dessa missão, por isso ela é comissionada, colocada nesse processo como parte do plano soberano do Senhor de alcançar pessoas de todos os povos, raças e línguas.

Em Mateus 28.18-20 temos as bases da missão. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Conforme podemos ver no texto, a missão só é possível porque aquele que nos envia tem autoridade sobre todas as coisas. O céu e a terra não são, no texto, dois lugares separados, mas representam a totalidade da criação. Isso me faz lembrar as palavras de Abraham Kuyper ao dizer: "Não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência humana sobre o qual Cristo, que é Soberano de todos, não clama, Meu!". Tudo é dEle, por Ele e por meio dEle. A Jesus foi dado todo poder, e com essa autoridade ele envia, dizendo que, enquanto caminhamos – pois esse é o sentido do “ide” – devemos fazer discípulos. Isso porque, enquanto caminharam com Jesus, eles mesmos, os apóstolos, tornaram-se discípulos através do relacionamento com o Mestre, aprendendo tudo que era necessário e sendo transformados.

A igreja é uma agência missionária a serviço do Reino de Deus. A ela, submissa ao Senhor, compete batizar e ensinar todas as coisas que Jesus ordenou, e sendo nós, eu e você, participantes da igreja, nos compete aprender, porque estamos em missão, a serviço do Rei Jesus no processo de restaurar todas as coisas. É por isso que Paulo diz em sua Carta aos Coríntios: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2Co 5.20). Você é um missionário, em casa, no trabalho, na rua, no mercado. Lembre-se disso!

Pastor Marcelo Junio