Um Pouco Sobre o Espírito Santo

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

A princípio, o Espírito Santo pairava sobre as superfícies das águas... — Bíblia

O Espírito Santo é uma distinta "Pessoa" da Santíssima Trindade; dotado de caráter, temperamentos, sentimentos… — Três Vezes Santo.

Só veremos a Deus se aceitarmos a Sua Santa intervenção ao nosso favor. — Sermos convencidos por Ele "do pecado da justiça e do juízo".

Num desfazer-se assim da velha nadureza existencial de Adão...

Como parte da Santa Trindade (três em um) constitui-se substância igual em poder e glória, às demais partes Divinas.

Adoração é prestada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (somente), no Céu e na Terra — sem sessar...

É Todo Poderoso e igual em tudo, ao Pai, ao Filho — é Deus.

É conhecido na genuína literatura Sagrada como:

Espírito Eterno, de Santidade, de Sabedoria, de Graça…

Revela, convence e regenera o pecador, por mais vil que seja.

Conforta os corações doridos; sela com o selo da promessa Divina, e intercede junto ao Pai, por nós, por aqueles que hão de herdar a salvação…

O Redentor pagou um alto preço pela redenção do homem, mas esta só será possível pela ação regeneradora do Espírito Santo, na pessoa. — Mediante seu arrependimento sincero.

O Espírito Santo também pagou e continua a pagar essa conta, pelo pecador — porque sempre esteve (está) em Cristo, desde sempre, reconciliando consigo a humanidade.

Como Crito, até hoje trabalha nesse sentido e propósito, junto ao Pai Supremo, “com gemidos inexprimíveis”.

... Cuida da “aplicação” da obra redentora de Cristo Jesus, Nosso Senhor.

É bom relembrar, que não faz parte do Seu desejo viver isolado da obra de Deus (e Sua).

Principalmente do homem (coroa da Criação).

A este (em santidade) distribui Seus dons extraordinários como os vistos no dia de Pentecostes e na casa de Cornélio (na igreja primitiva). É perceptível a operação dessa dádiva na igreja de Cristo, até hoje.

Está na fórmula batismal e foi visto na forma corpórea de uma pomba, no batismo de Jesus.

Em suma, o nosso Ajudador Supremo está em todos os lugares...

É grandioso e pequeno, que cabe no coração humano.

O Espírito Santo é onisciente, onipresente e onipotente (atributos Divino).

O temos ao nosso dispor, a todo momento, no céu e na Terra (promessa cumprida pelo Senhor Jesus). "Vos darei outro Consolador".

Não há, portanto, a necessidade da busca de auxílio a nenhum outro intercessor. — Ele intercede, peleja por nós...

Somente alguém Todo-Poderoso assim poderá nos valer de verdade e suprir “todas” as nossas necessidades.

Embora esteja nos céu está na Terra; ao nosso lado e até dentro de nós (se permitirmos).

O Espírito Santo (o Consolador amado) também está entre as santas letras: na benção apostólica (II Cor 13; 13).

Fiquemos então, com Sua graça e comunhão.

Amém!

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(08:07:18)

Fonte: Bíblia Sagrada, ...

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 06/07/2022
Reeditado em 06/07/2022
Código do texto: T7553781
Classificação de conteúdo: seguro