PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,28-34) (29/06/22)

 

Caríssimos, a vida nos foi dada como dom de Deus para a glória de Deus, não vive-la assim é perder o seu verdadeiro sentido, e se perdermos dela o sentido a perdemos igualmente. Com efeito, não podemos pensar a vida como o mundo a pensa, ou seja, aproveita a vida o mais que poderes, porque morreu acabou; é isso o pensa o mundo, porém, não somos do mundo.

 

Bem nos ensinou são João a esse respeito: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (Jo 2,15-17).

 

Com efeito, desde o momento em que conheceram o Senhor Jesus, os Apóstolos deixaram tudo para segui-lo, como Pedro reconheceu diante da pergunta do Senhor se eles também queriam ir embora já que muitos o fizeram dizendo que a sua Palavra era muito dura, ao que "Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!" (Jo 6,68-69).

 

De fato, a figura deste mundo é passageira, mesmo assim muitos o seguem pelas facilidades materiais e os prazeres hediondos que lhes oferece, todavia, por traz de cada pecado cometido em busca das vantagens e dos prazeres fáceis, está o maligno que cobra um preço altíssimo dos seus seguidores, ou seja, a vida sem paz, sem alegria verdadeira, e em consequência cheia de tormentos.

 

Portanto, caríssimos, como vimos no Evangelho de hoje somente o Senhor Jesus tem o poder de expulsar o maligno definitivamente; por isso, todos nós que o seguimos somos felizes, porque não buscamos fazer a nossa vontade, mas sim a Dele que nos deu o dom do Espírito Santo para nos ensinar tudo o que diz respeito à nossa salvação.

 

Destarte, continuemos firmes na prática da verdade eterna contida nas Palavras do Senhor Jesus Cristo que nos dá a graça de participarmos do seu Reino de amor e paz, contanto que renunciemos a este mundo e a tudo o que ele nos oferece, porque não faz parte do plano de Deus para a nossa salvação.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.