PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,15-20)(22/06/22)
Caríssimos, esse mundo vive mergulhado numa confusão tão grande e perturbadora que tem tirado a paz e a alegria de muitos que se deixam levar pelas mais variadas ideologias que os tem afastado da verdadeira fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Ora, tais ideologias não passam de falsas doutrinas disfarçadas de autoajuda e de soluções mágicas para os problemas pessoais e coletivos presentes nessa nossa sociedade midiática e perturbada.
Com efeito, elas têm causado grandes estragos, principalmente naqueles que deixaram a vida de oração, a meditação diária da Palavra de Deus e a frequência nos Sacramentos para correrem atrás dessas falsas doutrinas que lhes distanciam de Cristo, fazendo-os enveredar por caminhos tortuosos, que os leva à perda do livre arbítrio e da paz interior.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos alerta: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas?
Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. De certo, pelos seus frutos vós os conhecereis”. (Mt 7,15-20).
Portanto, caríssimos, não basta falar o nome de Jesus e depois fazer o contrário do que Ele ensina, pois, nesse caso, tais doutrinas e seus pregadores não passam de árvores danosas cujos frutos são a perdição eterna deles e dos que se deixam enganar por suas falsas doutrinas, como disse o Senhor: "Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo." (Mt 7,19).
Destarte, rezemos pedindo ao Senhor, pela intercessão de Maria Santíssima, são José, são Pedro e são Paulo e todos os santos e santas, que envie autênticos operários para a Sua vinha, a Santa Igreja, pois este mundo precisa conhce-lo, ama-lo e segui-lo rumo ao Reino de Deus, aonde a maldade não existe e a paz é definitiva.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.