PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,6.12-14)(21/06/22)

 

Caríssimos, quando os homens pensam que podem tudo por si mesmos, não percebem que estão prestes a caír no mais terrível abismo de perdição, como aconteceu com o rei Senaquerib na primeira leitura por conta da sua arrogância e insulto contra Deus. Bem como escreveu são Pedro: "Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes" (Pr 3,34). (1Pd 5,5b).

 

Com efeito, a graça da salvação é a mais preciosa pérola que o Senhor Jesus nos dá para partilharmos com quantos encontramos no caminho da vida; no entanto, nem todos recebem de bom grado e com entusiasmo o nosso testemunho, nesse caso, é melhor não o expor a esses como nos ensina o Senhor: “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem." (Mt 7,6).

 

Por outro lado, Ele nos ensina: "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas." (Mt 7,12). Ou seja, não exija dos outros a santidade, mas seja santo no trato com todos; não recue nos atos de bondade por conta da ingratidão dos que usuflui desses atos; não deixe de amar e perdoar os que lhes são antipáticos por não cultivam tais virtudes.

 

E continua o Senhor Jesus: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”! (Mt 7,13-14).

 

Ou seja, duas são as portas que levam à eternidade; a estreita que corresponde à obediência incondicional à Palavra de Deus. E a porta larga da perdição que são os vícios e todos os pecados praticados neste mundo por instigação do maligno.

 

Portanto, caríssimos, sejamos atentos para não nos deixarmos enganar pelos falsos valores e pseudos prazeres deste mundo, que não verdade não passam de sentimentos mometâneos e fugazes; pois, o prazer do pecado é o fel do inferno. 

 

Destarte, escutemos atentamente o Senhor Jesus: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). E são Tiago acrescenta: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tg 1,12).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.