PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,43-48)(14/06/22)

 

Caríssimos, seguir nosso Senhor Jesus Cristo é fazer a vontade de Deus, nosso Pai celestial, pois, somente a sua vontade permanece para sempre, como única Fonte de felicidade eterna para todos que lhe obedecem. Seguir o Senhor é ter a certeza que Ele nos dá de que nada e ninguém poderá nos deter na prática da Sua Divina Palavra que no Evangelho de hoje se revela como amar àqueles que se opõem a Ele e por isso nos perseguem.

 

Com efeito, poderá a escuridão do pecado deste mundo ofuscar a claridade eterna da justiça divina? Ou as trevas do ódio obscurecer o infinito amor de Deus que consola e salva todos os seus filhos e filhas? De certo que não, pois ninguém poderá deter o poder do Sangue Redentor do Filho de Deus derramado sobre a humanidade para apagar os nossos pecados e nos dar a vida eterna.

 

Na sua primeira Carta escreveu são João: "Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo. (1Jo 4,10.16-17).

 

 No Evangelho de hoje disse o Senhor: "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos." (Mt 5, 44-45). De fato, a obediência a essa Palavra nos leva a permanecer em Deus e Deus permanecer em nós, e é isso que nos faz viver em paz e semear a paz.

 

Portanto, caríssimos, escutemos o Senhor Jesus na conclusão do Evangelho de hoje: "Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. (Mt 5,46-48).

 

Destarte, são tantas as preocupações do dia a dia; as tentações que nos invadem se as permitimos; e as distrações que buscamos que nos mais das vezes não temos tempo para o essencial, ou seja, meditar a Santa Palavra, escutar o Senhor Jesus nela e pôr em prática o que Ele nos ensina; é isso que consiste sermos seus verdadeiros discípulos.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.