Iniquidade nunca foi felicidade.

Jorge Linhaça

Comecemos por entender o significado da palavra:

iniquidade: Que é contrário à justiça e à equidade: 1 injustiça, parcialidade, tendenciosidade, desigualdade, arbitrariedade, partidarismo, facciosismo, facciosidade.

https://www.sinonimos.com.br/iniquidade/

Dito isto, fica bastante claro que, muitas vezes utilizamos palavras de uma maneira bastante restrita, neste caso, muitos religiosos não percebem o quanto pregam a iniquidade, ou o desequilíbrio, a parcialidade e a desigualdade entre as pessoas e instituições.

Quando condenamos o Joaquim por alguma falha e perdoamos o Manoel pelo mesmo erro estamos agindo de forma iníqua.

Quando nos declaramos provida para nos opormos ao aborto e ao mesmo tempo apoiamos chacinas, estamos usando dois pesos e duas medidas e sendo iníquos.

Quando nos deixamos levar pela falácia da meritocracia e julgamos que não é “rico” ou remediado quem não se esforça, estamos negando a desigualdade social e de oportunidades, portanto incorremos na iniquidade.

Quando compartilhamos notícias falsas e mesmo sendo avisados de nosso equívoco a mantemos em foco, estamos sendo iníquos.

Quando não nos importamos com o desespero das pessoas que não tem condições de uma sobrevivência digna, porque estamos mais preocupados em manter posições equivocadas, agimos de forma desequilibrada ou iníqua.

Enfim, se iniquidade nunca foi felicidade, tem muita gente rindo de bobo achando que é melhor que outros.

Enfim, somos rápidos em cometer iniquidades mas vagarosos em nos lembrar de Deus. Ou seja, nos desviamos facilmente do caminho, mas nos recusamos a pedir informação sobre como chegar porque confiamos em nosso próprio conhecimento ou capacidade ( isso quando eles existem) deixando Deus fora da equação.

Qual equilíbrio ( equidade) existe entre um “ pastor” milionário e seus fiéis moradores em comunidades?

Se não existe equidade, o que resta é a iniquidade.

Alguém poderá dizer como o Falapaia...a minha casa, o carro, o jatinho...etc são da igreja...ok...então porque não são usufruídos por todos os membros da igreja?