As imagens de esculturas

O que a Bíblia fala sobre as imagens de esculturas

A Palavra de Deus é enfática em diversas passagens que condena a adoração às imagens de esculturas; ao fazer a narrativa sobre o assunto, não caracterizo nenhuma religião em particular; pois seria uma intolerância religiosa. Todavia, a Bíblia Sagrada é clara quanto abomina a criação de imagens do que existe no céu ou na terra.

O cristão genuíno jamais se curvará diante de um ídolo para fazer as suas orações; quem proceder dessa maneira estará pecando contra Deus.

Levítico 26:1

Não fareis para vós ídolos, nem levantareis imagens de escultura, nem estátua, nem fareis pedras figuradas na nossa terra, para inclinar-vos a ela.

Perceba que Deus é claro nos proibindo tal procedimento; embora tenhamos respeito pelas pessoas nas suas religiões, tendo em vista que cada uma dará de contas das suas obras diante do Senhor.

Outro texto que nos chama a atenção, traz a seguinte citação.

Habacuque 2:18-19-20

18 - De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras?

Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar.

19 - Ai daquele que diz à madeira: “Desperte!”

Ou a pedra sem vida: “Acorde!”

Poderia o ídolo dar orientação?

Está coberto de ouro e prata, mas não respira.

20 - O Senhor, porém, está no seu santo templo; diante Dele fique em silêncio toda terra.

Quero chamar a sua atenção para a expressão: “Ai” . Uma palavra onomatopaica que exprime dor, raiva e a indignação de Deus mediante a loucura dos homens. Essa palavra é encontrada na Bíblia por 69 vezes.

Outro termo que diz: “O Senhor está no seu santo templo”. Não pense no templo de Deus como um prédio; mas cada um de nós, tendo em vista que existem diversos versículo nos chamado templo de Deus.

II Aos Coríntios 6:16

Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos?

Pois somos santuário do Deus vivo, como disse Deus:

Habitareis com eles e entre eles andarei, serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Existe uma ressonância entre o homem e Deus que vibram na mesma frequência; e os pobres mortais não percebem. Um exemplo da unidade de Deus na nossa vida, podemos perceber em um simples tropeço que damos na quina de um móvel. Batemos o dedo mínimo dos pés em um móvel, sentimos uma dor infernal que nos consome, mas não podemos pegar na dor. Da mesma sorte acontece com a ressonância de Deus; não é uma dor, usei apenas o exemplo para mostrar que existe; mas não podemos pegar, apenas sentir.

Vejamos mais uma indignação do Senhor contra as imagens de escultura.

Deuteronômio 32:16-17

16 - Com os seus deuses estranhos provocaram ciúmes em Deus, com os seus ídolos abomináveis o deixaram irado.

17 - Sacrifício ofereceram aos demônios, não a Deus, a seres que não tem o poder de Deus, deuses desconhecidos, divindades que surgiram recentemente, as quais jamais vossos antepassados prestaram a atenção.

Fica explícito que por trás das imagens de escultura existem demônios, e para tal citação não existem argumentos em defesa.

Agora veremos um texto no Novo Testamento.

I Aos Coríntios 10:19-20-21

19 - Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrifício ao ídolo é alguma coisa?

20 - Antes, vos digo que as coisas que os gentios sacrificam, sacrificam aos demônios, e não a Deus.

E não quero que sejais participantes com os demônios.

21 - Não podereis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podereis se participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Por fim, temos a obrigação de escolher que lado ficar; se servir a Deus ou ter comunhão com os demônios através das imagens de escultura.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundante.

Pastor Robson Colaço de Lucena

LIVE do estudo

http://missaoamerica.com.br/estudos/as-imagens-de-esculturas