PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,26–16,4a)(23/05/22)
Caríssimos, a nossa relação com Deus tem como fundamento o amor com que Ele nos ama e de igual modo o amor com que o amamos sobre todas as coisas para assim amarmos uns aos outros; de certo, é dessa reciprocidade amorosa que nasce a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, como nos ensina são Paulo (cf. Ef 4,3).
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que o Espírito Santo dá testemunho Dele e nos leva à confiança inabalável na Sua Palavra para que ela se cumpra em nossa vida, e assim também nos possamos testemunha-lo. Ou seja, o nosso testemunho nasce da nossa relação com o Senhor que se dá pela ação do Espírito Santo na compreensão da sua vontade para que a ponhamos em prática.
Comentando esse Evangelho disse o Papa Emérito Bento XVI: "É muito importante acreditar firmemente na presença e ação do Espírito Santo, para invocá-lo e acolhê-lo em nós, através da oração e dos sacramentos. É Ele quem ilumina a mente, aquece o coração para que possamos transmitir o conhecimento e o amor de Jesus.
Quando rezamos, ouvimos as inspirações de Deus para fazer bem a nossa parte, que em todo caso nos pertence e devemos cumprir. Os sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Penitência, permitem-nos realizar o nosso testemunho em união com Cristo, em comunhão com Ele e continuamente renovadas pelo seu perdão.
Portanto, "A oração e os Sacramentos obtêm-nos aquela luz da verdade, graças à qual podemos ser ao mesmo tempo ternos e fortes, usar de mansidão e firmeza, calar e falar no tempo certo, censurar e corrigir na medida certa." (Bento XVI - Santa Missa e batismo de algumas crianças, 8/01/2012).
Destarte, peçamos ao Senhor Jesus para iluminar as nossas almas com a luz do Espírito Santo e por ele darmos o nosso testemunho da sua presença em nossas ações, e em nosso modo de ser e estar no mundo.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.