A cegueira intelectual
O intelecto sem a luz da fé se torna escasso da realidade, pois, até o desconhecido se torna conhecido pela realidade da fé em Cristo Jesus. Se buscamos conhecer intelectualmente a Cristo sem a fé, encontraremos um grande homem, um orador imponente e um homem sem sombra de dúvidas misericordioso. Dessarte, o conheceremos, sem embargo, não o compreenderemos a realidade sobre o olhar da fé, visto que, pela fé encontraremos não só um homem, no entanto, um Deus que se colocou como servo para servir a sua própria criação. A cegueira intelectual tornou-se destrutiva na esfera humanitária não só pelos males que pode oferecer-nos, contudo pela sua auto-destruição. As trevas da cegueira só podem ser curadas pela luz do Espírito Santo. Todavia, para chegarmos essa luz requer uma forte decisão para receber de Cristo sua cura, já que, a mobilidade e a perca dos sentidos são agravamentos de tal doença. Desta forma, as trevas travaram guerras incansáveis para vivermos nessa realidade até chegarmos a procrastinação e a perca total das forças essa que já são escassas nessa realidade de imersão. Somente o clarão da aurora fará com que saiamos das águas escuras da morte, e o nosso intelecto que até então não via a realidade salvífica consiga ver e compreender que não foi só um homem que pisou nas terras da emoções, mas um Deus que transformou as emoções entrevadas em luz.
- Luiz Gustavo