“Senhor, tu me lavas os pés?”
Evangelho (Jo 13,1-15)
1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Jesus já havia passado a mensagem do evangelho a seus discípulos , lavado seu interior mais lê faltava o principal para que não se exaltassem, ou o orgulho e a vaidade entrasse em seus corações ou até que se sentissem melhores que os outros pois eles é que tiveram contato direto com o senhor e isto devia faze los os menores e não os maiores então o senhor tira o manto isto é deixa a realeza de lado e desce ao lugar do escravo que naquela época lavava os pés do seu senhor pior de todos os escravos o mais inútil quando o escravo não servia para nada era colocado para lavar os pés do seu senhor pois na época era tudo de chão batido e por isto muita poeira e mesmo já tendo tomado banho éra necessário lavar os pés antes de dormir pois todos usavam sandálias abertas Jesus larga o manto (realeza) e põem o avental(servo, escravo, serviço) ele que é o maior o mestre senhor se põem a servir a lavar os pés de simples homens para mostrar a eles e a nós que seu reino não é de escravidão mais de servidão ele se diminui milhões de vezes para dar o exemplo lavar os pés um dos outros é servir um ao ouro não nos exaltar ou se achar melhor que ninguém mais se diminuir para ser grande no seu reino. Lembra! “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, o servo de todos!” (Mc, 9,35) É a lei do reino de Deus por isto se eu estou na igreja ou no mundo para ser melhor ou maior que os outros superior aos meus irmãos ou ser servido eu estou literalmente no lugar errado servindo a mim e não a Deus quando meus atos me elevam quando quero ser glorificado pelos homens uso meu lugar na sociedade ou na igreja para me promover mandar nos outros almejo e busco os melhores lugares não estou servindo a Cristo mais a mim mesmo deixo aqui de novo as palavras de Jesus: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, o servo de todos!” (Mc, 9,35) Jesus é bem claro "SERVO DE TODOS! então se quero ser servido ou ser o maior estou com certeza na contra mão.