Eles Podem, Você Não! (Comentário de 2º Timóteo)
Nesses últimos dias, Deus tem ministrado em meu coração muito sobre as batalhas que enfrentamos, mas falou muito também sobre a nossa perseverança. Como perseverar em meio tantas provas e tentações? Essa noite Deus me incomodou muito, fez meu coração arder em chamas, me fez sentir vergonha de não entregar o que de fato Ele quer, de dar a vida em cada palavra sobre Jesus.
Quando nós olhamos a carta de Paulo a Timóteo, vemos o significado de pregar como se fosse a última vez, Paulo diz em toda carta circunstancias que seu companheiro de fé irá passar, orienta a se afastar das imoralidades sexuais e das tentações da mocidade. Mas olhando mais afundo dessa carta, vemos a circunstância que Paulo estava nesse momento, preso em Roma, abandonado (sendo uma das maiores dores, a cima das chibatadas), traído (por quem ele tanto esperava um apoio), sofrendo violência e prestes de seu martírio.
Como que alguém iria pregar se estivesse na fila de uma cirurgia com probabilidade quase nula de sair com vida? Iria pregar com desespero, pregar com desespero de ganhar uma vida, ganhar a vida do pessoa ao seu lado.
Paulo fez isso em todo seu ministério, um homem de dentro de uma prisão, sendo açoitado, falou para nos alegrar, que fé é essa? Que temor e perseverança é essa? Paulo exalta inúmeras vezes que dor nenhuma se compara com toda gloria que há de vir.
Vemos também que Paulo diz que chegara o tempo que sentiram coceiras nos ouvidos, muitos buscarão pregações que agradam a si mesmo, trocarão a dura verdade pela suave mentira. Muitos se encantarão com o mundo e abandonaram o combate e a corrida.
Assim como vemos Demas, alguém que foi um cooperador de Paulo, caminhou com ele e viveu coisas no nome de Jesus, mas amando o mundo, deixou de lado o Senhor. Se alguém que caminhou com um dos maiores missionários de todos os tempos, deixou o caminho, o que garante que permaneceremos firmes?
Muitos irão deixar o combate, irão temer coisas desse mundo, se preocupar com o dia de amanhã, porem Deus não nos deu Espirito de temor, não há espaço para medos ou incertezas, a força humana já não serve de nada, porque diante o Rei da Glória todas as coisas que não são Eternas são inúteis.
Não podemos viver um evangelho sem cruz; sem renuncias e sem aflições. Devemos ser firmes, as vezes pequenos passos de obediência, são grandes testemunhos para Gloria de Deus.
Vamos perseverar em fé, Paulo diz, “eles podem, você não”, a fé em Cristo faz com que todo o resto faça sentido e seja prazeroso. Também ouso dizer que somente a fé em Cristo possibilita a vida que os sonhos alcançam, uma vida capaz de abolir os pesadelos mais sombrios.
Poderia escrever muito mais sobre essa importante carta, que me toca tanto, mas por hoje é só.