Como me manter em Deus, se o que me cerca me dá a entender que não há Deus? Parte 1

Irmãos, nós sabemos que devemos ser obedientes as palavras e ordenanças do Senhor. Porém, o mundo embaixo do Sol, quase sempre é injusto. Não seguir a Deus muitas vezes parece compensar. O crente come o pão que o Rei pisou enquanto o incrédulo come caviar com dinheiro público. Olhamos para o mundo e vemos doenças, guerras, fome e mortes. É muito comum ouvirmos pessoas contestarem nossa fé com aquela pergunta já batida “se Deus é bom, como essas coisas acontecem?”

A pergunta principal, que eu quero responder nesta noite é: Como eu, cristão, devo me manter com esperança e fé, se o que me cerca dá a entender que não há Deus?

As 4 características de Deus.

Antes de responder a essa pergunta, preciso me aprofundar em algumas questões fundamentais. Pelo que eu pude observar, a Bíblia nos revela características de um Deus que podem ser descritas de 4 maneiras independentes, mas interligadas: Santo, Soberano, Justo e Bondoso.

Santo

Em alguns dicionários online, eu encontrei a definição de Santidade como: “dignidade transcendente e infinita”, além disso, no Hebraico, a raiz da palavra “santo” – QÅDOSH (קָדוֹשׁ) – traz a ideia de “separado dos demais”.

Sabendo disso, fica claro que o Senhor é Santo. Ele tem essa dignidade que transcende o mensurável, o imaginável e até o mesmo o tempo, pois é infinito e eterno. Somado a isso, tentar comparar Deus, de qualquer maneira, é tentar colocá-lo junto aos homens, e, como eu acabei de dizer, Deus está separado dos demais.

Soberano

O Senhor também é soberano. A palavra “soberano” no meu dicionário significa “aquele que exerce o poder supremo, sem restrições”. Vejam o que a palavra do Senhor nos diz em Jó 42:2: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” Ou ainda em Daniel 4:35: “segundo a sua vontade Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa impedir a sua mão, e lhe diga: Que fazes?” Por fim, Salmos 135:6: “Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.”

O Senhor faz tudo aquilo que Ele decididamente quer fazer. Isso pode levantar uma pergunta: “se tudo o que Ele quer fazer é feito, o que me garante que a escolha dEle é justa?”. Portanto, sua Santidade transcendental e Soberania universal, automaticamente implicam que Ele seja justo.

Justo

O fato de Deus ser Santo e Soberano, automaticamente implica que Ele seja justo, e tenha uma justiça soberana e santa. Dessa forma, qual seria o padrão de justiça de Deus? A resposta, é que o padrão da justiça de Deus, é Deus. O princípio bíblico para isso está em 2 Timóteo 2:13: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” De maneira nenhuma Deus poderia agir de modo a negar sua própria grandeza, dignidade e beleza infinita.

Ele é justo pois sua justiça é baseada nEle e em Suas promessas, que são soberanas e sempre cumpridas. Veja em Jeremias 1:12: “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.”

Muitas pessoas dizem “se Deus existe, por que há guerras ou fome?” Deus tem um propósito com o mal, que, em última instância, é revelar a Sua glória. À vista disto, pode surgir a seguinte dúvida: “Se Deus permite o mal para revelar sua glória, isso não o torna egoísta?”. De maneira nenhuma. Afirmar isso seria totalmente errôneo e unilateral. Como pode um Deus, que se fez menino e levou sobre si o mal, ser egoísta?

A resposta para essa questão é a seguinte: Deus criou o homem para que ele vivesse em abundância. O homem peca, e porque ele peca, agora ele morre, como está escrito em Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte”. E agora estamos perdidos? Não. Jesus veio para nos trazer vida em abundância e eterna, por meio de seu próprio sacrifício. Se isso é ser injusto, realmente, o pecado já dominou a sua mente. A pergunta não deve ser “Por que Deus permite o mal?”, na verdade, deveria ser “Por que Deus ainda não desistiu de salvar o ser humano?”. A resposta disso, em poucas palavras: é porque Ele é, indescritivelmente, bondoso.

Bondoso

Sua santidade, soberania e justiça transbordam em Bondade. A bondade de Deus é sua disposição de fazer o que abençoa o homem, sempre de forma livre e imerecida.

Vejam em Atos 17:25: “Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.”

Na presença de Deus, ninguém tem direito a vida. Cada respiração que damos é direito da graça. Cada batida do coração imerecida. Deus continuaria sendo Santo, Soberano e Justo ao reter sua bondade de nós.

Gabriel Aurichio Nogueira
Enviado por Gabriel Aurichio Nogueira em 12/04/2022
Reeditado em 12/04/2022
Código do texto: T7493443
Classificação de conteúdo: seguro