Homilia em Provérbios

- Leitura: Provérbios 25.

- Texto: Provérbios 25:7-11.

Amados, o texto de Provérbios é um texto de exortação. Ou seja, é uma mensagem do Senhor que nos corrige sobre algo que frequentemente fazemos, todavia, não deveríamos fazer. Antes de começar a falar sobre o assunto em si, do texto de Provérbios, gostaria de dizer algumas palavras introdutórias. A vida cristã é uma vida composta por falhas. Temos que ter isto em mente, nesta vida debaixo do céu, com este corpo e esta mente corruptas, não conseguiremos alcançar a perfeição. Mas, mesmo que a perfeição não possa ser alcançada nesta vida, é nossa obrigação como cristãos lutarmos para alcança-la. Não podemos nos deixar levar pela ideia de que “se não é possível alcançar a perfeição, então para que tentar cumprir as leis do Senhor se sempre irei falhar”? A vida do cristão é uma vida de falhas, sim. Nós mentimos, cobiçamos, furtamos, idolatramos, matamos, damos falso testemunho, desobedecemos nossos pais e superiores, negligenciamos o dia do Senhor... Cometemos todas estas falhas, mas, ainda sim somos filhos de Deus, pois, a vida do cristão é uma vida de falhas e também uma constante busca pela perfeição (mesmo que não seja possível alcança-la nesta vida), ainda assim, buscamos por ela. Um pouco acima citei uma lista de pecados que cometemos, e o texto de Provérbios fala sobre um deles, “O Falso Testemunho”. Não devemos ter a ideia de que falso testemunho é espalhar notícia falsa sobre alguém. Isso é falso testemunho, mas, o falso testemunho não se limita apenas a isto. É algo bem mais amplo. Assim como, colocar algo acima do Senhor é quebrar o mandamento “não terás outros deuses diante de mim”; assim como, olhar para alguém com intenção impura é quebrar o mandamento “não adulterarás”; assim como, desejar o mal de alguém é quebrar o mandamento “não matarás”; assim como trabalhar ou fazer alguém trabalhar no domingo é quebrar o mandamento “lembra-te do dia de sábado para o santificar...”; também, divulgar notícias falsas, espalhar o segredo de outrem, fofocar... são atitudes que ferem o mandamento “não dirás falso testemunho”. O Rei Salomão fala explicitamente “o que os teus olhos viram, não te apresses a litigar”. Alguns dos significados de litigar são: “fazer juízo contencioso e entrar em disputa”. Ou seja, não tenha pressa para condenar ou entrar em disputa com alguém sobre o que você viu. Algumas pessoas, mal vêem algo e já ficam excitadas para espalhar a notícia de forma pejorativa, isto é errado! Então Salomão continua... “não te apresses a litigar, pois, ao fim, que farás, quando o teu próximo te puser em apuros”? Todos nós somos sujeitos a erros, se agirmos deste modo com o nosso próximo, o que faremos quando cairmos no mesmo erro e ele nos puser em apuros? Continuando ele diz... “Pleiteia a tua causa diretamente com o teu próximo e não descubras o segredo de outrem; para que não te vitupere aquele que te ouvir, e não se te apegue a tua infâmia”. Ou seja, se você tiver algum problema com seu irmão, não saia fazendo fofocas ou falando mal, resolva sua causa com o seu irmão, se o seu irmão tem algo contra você ele deve fazer o mesmo. Salomão também nos exorta para que não nos esforcemos a descobrir os segredos dos outros. Saber estas coisas não deve o norte de um Cristão. Cada um tem a sua causa, se ela não quiser lhe contar, você não deve ser esforçar para saber, isto pertence a Deus e ela. O sábio Rei ainda nos avisa “para que não vitupere aquele que te ouvir e não se apegue a tua infâmia”. O verbo vituperar significa afrontar. Por qual motivo Salomão disse isto? Ora, o sábio Rei estava ciente de que proceder deste modo é errado e que os crentes no Senhor devem repudiar este tipo de atitude, por isso ele disse “para que não vitupere aquele que te ouvir”, pois, se vocês procederem deste modo na presença de cristãos genuínos, eles certamente irão lhes afrontar, pois nós os cristãos rejeitamos este tipo de atitude. Salomão termina a frase dizendo “e não se apegue a tua infâmia”. Infâmia é a perda do crédito. Ou seja, espalhar fofocas, se esforçar para saber segredos dos outros, dar falsos testemunhos etc... fazem com que as pessoas percam a confiança em você. Um dia você pode precisar de ajuda, pode está falando a verdade e ninguém irá acreditar pois a sua infâmia já foi apegada a você. A última parte da nossa leitura é: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”. “salvas de prata” neste contexto significa “bandejas de prata”. Ou seja, maçãs de ouro em bandejas de prata dão a ideia de algo agradável, algo bonito, assim é a palavra dita a seu tempo, é agradável, é bonita, é como maçãs de ouro em salvas de prata. Lembremo-nos do que o Senhor Deus nos ensinou: “Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.” Provérbios 17:28. “O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos”. Provérbios 18:2. “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.” Provérbios 17:27. Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se... Tiago 1:19.

Mateus Paz VDM
Enviado por Mateus Paz VDM em 02/03/2022
Reeditado em 21/06/2022
Código do texto: T7463606
Classificação de conteúdo: seguro